Repercussão internacional
Jornal britânico noticia tiroteio com quatro mortes em Porto Alegre
Daily Mail publicou matéria sobre a troca de tiros em frente ao Hospital Cristo Redentor, que aconteceu na tarde de sexta-feira
O tiroteio que aconteceu na sexta-feira, em frente ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, virou notícia fora do país. O jornal britânico Daily Mail publicou, em seu site, uma matéria na qual afirma que "a polícia brasileira atirou em um suspeito, enquanto ele tenta levantar os braços em sinal de rendição".
O jornal diz, ainda, que mais de 15 tiros foram ouvidos e os policiais teriam, rapidamente, fugido da cena do incidente. Além disso, o tabloide, que é um dos principais periódicos do Reino Unido, publicou o vídeo do tiroteio e diversas imagens congeladas dessa mesma gravação.
Nos comentários da matéria, diversos internautas, que se identificaram como moradores do Rio Grande do Sul, criticaram o jornal. Um deles, cujo usuário é "cesarcremonini", de Porto Alegre, escreveu, em inglês: "Isso não é verdade. Revejam suas fontes, por favor!!!". Outro, de usuário "GabrielPB" e localização Canoas, disse, também em inglês: "Esta notícia é uma mentira, vocês devem saber a verdadeira história antes de publicá-la! Não era apenas um ladrão, mas quatro ladrões fortemente armados, com fuzis e pistolas automáticas!".
No sábado, em entrevista coletiva, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas, afirmou ter certeza que os policiais agiram em legítima defesa, evitando a morte de inocentes, e salientou a bravura da equipe. Contudo, informou que, como em toda ocorrência violenta, um inquérito policial militar (IPM) foi aberto e vai apurar a conduta dos PMs envolvidos.
Os quatro policiais que enfrentaram e mataram os suspeitos serão incluídos na lista de agentes condecorados durante a Semana de Tiradentes, em cerimônia na Academia de Polícia Militar. Conforme a assessoria de imprensa da BM, o evento, que ocorrerá na manhã de quinta-feira, concederá medalhas aos policiais cujas ações em prol da segurança foram consideradas atos de bravura.
Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook
* Diário Gaúcho