Notícias



Seu problema é nosso

Depois de mais de um ano, idoso consegue cirurgia, em Porto Alegre

Abines Brites Vasconcellos, 67 anos, sofria com pedra na vesícula desde julho de 2017

05/11/2018 - 14h49min

Atualizada em: 05/11/2018 - 16h29min


Leitor DG / Arquivo Pessoal
Abines no hospital, pós cirurgia

O pedreiro Abines Brites Vasconcellos, 67 anos, que sofria com pedra na vesícula desde metade de 2017, teve seu problema de saúde resolvido depois da publicação de reportagem sobre o seu caso no Diário Gaúcho, em 7 de setembro. A Secretaria de Saúde (SMS) de Porto Alegre entrou em contato com o idoso, marcando uma consulta no dia 10 de setembro. Após a realização de exames, o procedimento foi marcado. 

 Leia mais
Moradores pedem nova rede elétrica para rua na zona sul da Capital
Falta de remédio para doença autoimune prejudica paciente em tratamento
Prefeitura abandona obra e deixa morador que cedeu terreno sem respostas 

Segundo a esposa de Abines, a doméstica Ângela Rosan de Sousa, 57 anos, a cirurgia foi desmarcada três vezes. E ocorreu no dia 26 de outubro, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

– Marcaram a cirurgia para dia 12 de outubro, depois desmarcaram porque era feriado, remarcaram para o dia 19 e desmarcaram. Agora (há uma semana), finalmente fizeram a cirurgia, graças ao Diário. 

Caminho 

Em julho, o pedreiro teve dores intensas na região da barriga e pediu que sua filha o levasse para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), onde já havia passado por outras duas cirurgias. Após fazer exames solicitados na emergência, o pedreiro foi encaminhado ao Beneficência Portuguesa, onde deveria fazer a cirurgia na vesícula. Em janeiro, Abines fez novos exames. Quando deveria retornar para mostrá-los à médica, recebeu a notícia de que o hospital havia fechado (agora, está reaberto). O pedreiro entrou em contato com a SMS, que orientou Abines a buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarujá, no bairro onde reside. 

Dores 

Enquanto a cirurgia não acontecia, o sofrimento de Abines só aumentava. Segundo a esposa, ele estava com muita dor, principalmente na região abdominal. Ela relata que a cirurgia foi complicada. 

– Teve um sufoco, mas ocorreu tudo bem – conta Ângela. 

O pedreiro, na época, estava deixando de lado alguns trabalhos, pois precisava carregar peso e não conseguia. Fraco e mais magro, preocupava Ângela. 

– Ele trabalhou mais alguns dias, e emagrecia mais a cada um deles. 

Na época da primeira reportagem, a SMS informou que o caso de Abines tinha prioridade 3 (intermediária). Questionada sobre uma data na época, a SMS não respondeu a dúvida da reportagem. 

Produção: Eduarda Endler

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias