Notícias



Canoas

Sesc oferece curso de costura para mães da Associação Pestalozzi

Além de geração de renda, iniciativa colabora com o meio ambiente, ao utilizar resíduos têxteis. 

30/06/2022 - 05h00min


Jefferson Botega / Agencia RBS
Projeto explora o conceito de Moda Sustentável

O Programa Envolva-se, do Serviço Social do Comércio (Sesc), promove um curso de Costura Criativa para as mães da Associação Pestalozzi, de Canoas. O projeto tem como objetivo educar organizações e pessoas por meio dos princípios da sustentabilidade para a geração de trabalho e renda, explorando o conceito de Moda Sustentável.  

Embora seja uma prática do programa, essa parceria com a Associação é inédita e teve início no dia 10 de maio. Ao todo, serão oito aulas, com data de conclusão prevista para 12 de julho. As atividades ocorrem na própria sede da Pestalozzi. Das 20 vagas disponibilizadas, 18 delas estão sendo ocupadas.  

LEIA MAIS
Rapto de pastor alemão no Santa Tereza gera mobilização nas redes sociais
Alunos de Ensino Médio ajudam estudantes mais novos a construir foguetes de água com ensinamentos de física

Segundo Luciana Basile, coordenadora do projeto, o trabalho visa reduzir o impacto ambiental, destinando resíduos têxteis para que sejam aproveitados em peças artesanais ou em novas peças de vestuário:  

_Só neste ano, foram mais de 12 toneladas de resíduos que deixaram de ir para o lixo. Para ampliar ainda mais a rede de artesãos e grupos de geração de renda, oferecemos os cursos e oficinas que ensinam como utilizar esses resíduos.   

Desde 1926

Jefferson Botega / Agencia RBS
A organização não possui fins lucrativos

Fundada no século passado, a história da Pestalozzi se confunde com a do próprio município de Canoas. Os professores Thiago e Johanna Wurth iniciaram, em 1926, num ambiente modesto, uma escola especializada para alunos em dificuldades na escola comum. 

_ Nosso objetivo é realizar o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e outras deficiências associadas, trabalhando na garantia dos direitos sociais deles e de suas famílias. Queremos oportunizar um espaço para crescimento pessoal e social de nossos alunos_ diz a terapeuta ocupacional Daniela Neumann Seixas. 

De acordo com ela, a organização não possui fins lucrativos e, para manter suas atividades em andamento, conta com doações e parcerias, além do trabalho de voluntários.   

LEIA MAIS
Obras de revitalização do Centro Histórico avançam para a Rua Dr. Flores
Representatividade gaúcha na Espanha: Helena é convidada para intercâmbio sobre diversidade
Outros sonhos para grandes sonhadores: veja como foi o mês de junho para os leitores acompanhados pelo DG 

Parceria que gera oportunidades  

Daniela disse, também, que as expectativas com o curso já estão sendo supridas e que as mães estão encantadas com as aulas. A aluna do Envolva-se Fernanda Pascoal, 48 anos, considera que o treinamento oferece uma grande oportunidade para a sua vida: 

_Está sendo uma ótima experiência, pois aprendemos algo para termos uma renda extra, sendo que eu não posso trabalhar fora.  

Para Mara Wolmann, que ministra as oficínas, está sendo uma experiência "desafiadora e enriquecedora": 

_O que mais tem me chamado a atenção é a questão do acolhimento e o tratamento que é oferecido para as alunas que estão ingressando agora no curso. Não existe individualidade entre elas e isso para mim é fundamental para o bom desempenho. Ao final, teremos um grupo muito mais experiente e fortalecido. 

Interessados em participar do programa Sesc Envolva-se podem entrar em contato pelo telefone (51) 3224-0538. 

 Produção: Leonardo Bender 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias