Papo Reto
Manoel Soares: "Pedido a Deus"
Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados
A situação da cantora Iza tomou conta das redes nesta semana. O jogador Yuri Lima teve sua traição revelada por reportagem de Leo Dias. O que mais revoltou as mulheres, e parte dos homens, foi o fato da Iza estar com seis meses de gravidez.
Quando falei sobre isso no meu Instagram, muitas mulheres relataram ter vivido a mesma situação. Chamei algumas para um papo virtual e quase todas me afirmaram que esses homens alegavam que elas tinham mudado de comportamento durante a gravidez e não estavam dando a eles atenção.
Primeiro, que é uma covardia absurda atribuir à mulher a responsabilidade da traição, isso baixa ainda mais o nível do ato. Naturalmente, o comportamento das mulheres muda durante a gravidez, estão sendo bombardeadas por mudanças de hormônios, passam a produzir o leite materno e isso exige de seu organismo. Além disso, tem um ser habitando seu corpo, apertando todos os órgãos, sua bexiga, estômago, pulmões, coração, rins, tudo tem que ser esmagado para dar espaço ao ser que está sendo gerado. Isso que nem falamos dos impactos psicológicos, tão intensos como os físicos.
Depois de tudo isso, ainda ter que se preocupar se o marido está sendo paparicado como gostaria é demais, né? Se eu pudesse fazer um pedido a Deus, entre muitos seria de que durante a gravidez da mulher, o pai da criança vivesse uma impotência temporária que só passasse depois que o bebê completasse três meses. Quem sabe assim nós, homens, teríamos mais empatia com esse momento que é lindo para a mulher, mas que também é desgastante. Para as mamães que estão lendo esse texto, uma boa hora.
Leia mais colunas de Manoel Soares