Notícias



Polêmica continua

Deputados querem que Ipe descredencie médica que negou atendimento a filho de petista

Bancadas do PT, PCdoB e PSOL na Assembleia Legislativa do Estado assinaram o documento

12/04/2016 - 15h32min

Atualizada em: 12/04/2016 - 15h34min


Deputados estaduais do PT, PCdoB e PSOL se reuniram, na manhã desta terça-feira, com o presidente do Instituto de Previdência do Estado (Ipe), José Parode, e o diretor de saúde da instituição, Alexandre Escobar, para entregar um documento pedindo o descredenciamento da médica que se negou a atender o filho da vereadora suplente de Porto Alegre Ariane Leitão por ela ser petista.

Leia mais
"O direito do meu filho foi lesado", afirma vereadora do PT que teve consulta de pediatra negada
"Ela tem que se orgulhar disso", diz presidente do Simers sobre pediatra que negou atendimento a filho de vereadora
"Faltou respeito com o paciente", diz presidente da Amrigs sobre pediatra que não atendeu filho de petista

Os deputados presentes no encontro foram Pedro Ruas (PSOL), Manuela D'Ávila (PCdoB), Jeferson Fernandes (PT), Stela Farias (PT) e Valdeci Oliveira (PT), além do advogado da família de Ariane, Ramiro Goulart.

Pelo Facebook, o petista Jeferson Fernandes esclareceu: "O caso deve ser analisado, sem culpabilização prévia. Mas, caso seja comprovada a atitude antiética da médica, defendemos o descredenciamento da pediatra do IPE".

Sua colega de partido, Stela Farias garantiu via Twitter que o Ipe vai abrir a sindicância para apurar o caso.

Uma outra sindicância já havia sido aberta pelo Conselho Regional de Medicina (Cremers) no dia 28 de março. De acordo com o órgão, a médica foi convocada a se manifestar, mas ainda não há nenhuma novidade sobre o caso.

Relembre o caso

No dia 22 de março a vereadora suplente de Porto Alegre Ariane Leitão fez um desabafo em sua página no Facebook sobre a pediatra de seu filho, que negou atendimento por causa de sua "filiação partidária". O caso ganhou repercussão e a petista, que já foi até mesmo secretária de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul durante a gestão Tarso Genro, falou ao Diário Gaúcho que entendia que o direito do seu filho havia sido lesado.

Leia a mensagem da médica:

"Bom dia Ariane. Estou neste instante declinando em caráter irrevogável, da condição de Pediatra de Francisco. Tu e teu esposo fazem parte do Partido dos Trabalhadores (ele do Psol) e depois de todos os acontecimentos da semana e culminando com o de ontem, onde houve escárnio e deboche do Lula ao vivo e a cores, para todos verem (representante maior do teu partido), eu estou sem a mínima condição de ser Pediatra do teu filho. Poderia inventar desculpas, te atender de mau humor, mas prefiro a HONESTIDADE que sempre pautou minha vida particular e pessoal.

Se quiser posso fazer um breve relatório do prontuário dele para tu levar a outro pediatra.

Gostaria que não insistisse em marcar marcar consultas mais.

Estou profundamente abalada, decepcionada e não posso de forma nenhuma passar por cima dos meus princípios. Porto Alegre tem muitos pediatras bons. Estarás bem acompanhada.

Espero que compreendas."

Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias