Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Ciências da Natureza - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Sala de Aula31/08/2017 | 11h03Atualizada em 31/08/2017 | 11h03

Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Ciências da Natureza

Série do Diário Gaúcho mostra dicas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em novembro

Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Ciências da Natureza Maykon Lammerhirt / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Maykon Lammerhirt / Agência RBS / Agência RBS

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão cada vez mais próximas — neste ano, o exame ocorre nos dias 5 e 12 de novembro — e o Diário Gaúcho segue com a série de reportagens sobre o teste.

Leia mais
Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Linguagens
Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Humanas
Confira dicas para aperfeiçoar seu inglês sem sair de casa

Na terceira reportagem da série, as dicas são para a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que engloba os conteúdos de Biologia, Física e Química. 

Vale lembrar que, além desta prova, ainda são cobrados os conteúdos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e também a prova de Redação.

Prova conteudista

Diferentemente das outras provas do Enem — que costumam ter interdisciplinaridade e unem matérias diferentes em uma mesma questão —, a prova de Ciências da Natureza deixa bem claro à qual disciplina aquela pergunta está relacionada. Segundo o professor de biologia do curso pré-vestibular Unificado, Zé Rücker, as próprias questões ligadas à disciplina são fáceis de identificar.

Leia outras reportagens da seção Sala de Aula

— São 14 perguntas de biologia que caem na prova, geralmente bem fáceis, se comparadas com outras disciplinas. Porém, as questões fáceis são as mais importantes — explica.

A importância das questões mais fáceis

Conforme Zé, o sistema de correção do Enem — a Teoria de Resposta ao Item (TRI) — estabelece que, quanto mais o aluno acertar questões de fácil e média complexidade, maior será sua nota. 

Já se o aluno acertar muitas perguntas consideradas difíceis e errar outras que o sistema julga fáceis ou intermediárias, sua nota será menor, pois o TRI considera que o candidato pode ter chutado as respostas difíceis.

— Ter atenção nas questões fáceis é muito importante, pois são elas ajudam muito na hora de definir a nota. Para quem pretende estudar Medicina ou outros cursos que geralmente têm uma nota de corte alta no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), é essencial ficar ligado nessa estratégia — reforça Zé.

Artimanha

Outra dica do professor é uma artimanha conhecida por quem costuma estudar para o Enem há muito tempo. Segundo Zé, é sempre importante ler primeiro a pergunta e as alternativas de resposta, depois o texto de apoio. Isso porque, às vezes, o texto da questão é tão grande que o aluno chega nas alternativas e já esqueceu o que leu. 

Leia mais
Veja cinco sites que vão te ajudar a estudar para o Enem de graça
Saiba como o WhatsApp pode se tornar um aliado na escola
Conheça cursos online gratuitos para turbinar seu currículo

Lendo primeiro as respostas, segundo o docente, por vezes a resposta já é encontrada no meio do texto. Isso dá mais tempo para o candidato fazer a prova e gera menos cansaço, o que é muito importante numa prova onde o tempo de aplicação chega a cinco horas, reforça Zé. 

Entre os conteúdos de biologia que o professor considera importantes de serem vistos na hora de estudar para o Enem, ele destaca temas ligados ao meio ambiente, como sustentabilidade, conservação e ecossistemas. Além disso, perguntas sobre doenças, parasitas e fisiologia também podem aparecer. Dois assuntos que pouco apareceram nas provas dos últimos anos, mas estão entre as apostas do professor, são a botânica e a genética.

Conhecimento

Para quem tem dificuldades na prova de Física, o diretor do Unificado Zona Sul e professor de Física Adrô Carpes deixa claro que não adianta ter noções básicas da disciplina. Para ir bem, é preciso dominar o tema e estar ligado nos conteúdos que vão aparecer no exame.

— Para criar esse domínio sobre a matéria, é importante que o aluno crie rotinas de estudo e se teste, não fique apenas na parte passiva, mas se ponha à prova — indica o diretor.

Leia outras reportagens da seção Sala de Aula

Segundo Adrô, é importante fazer provas do Enem de outros anos, mas também conversar com professores para saber quais questões são as ideais para serem estudadas. Entre os conteúdos de Física que o professor deixa como dica para estudar nesses pouco mais de dois meses antes da prova estão ondas, eletricidade, energia e conservação de energia. 

Tentar entender todos os conteúdos em tão pouco tempo é inviável, para o docente, que diz ser hora de o aluno se focar nas dificuldades e trabalhar para diluí-las.

Polaridade

Nas questões de Química, o professor da disciplina no cursinho pré-vestibular Universitário, Paulo Silva, diz que é essencial que o aluno domine um conteúdo em especial: polaridade das moléculas. Somente na edição do ano passado, por exemplo, aparecem quatro questões sobre o tema. 

Além desse conteúdo, o docente reforça a importância de o aluno estar atualizado, por dentro de temas ambientais ligados à química que podem aparecer na prova. Entre estes temas estão as chuvas ácidas, desmatamento e o efeito estufa. Para o professor, o estudante deve saber, principalmente, quem são os agentes causadores destes problemas.

Paulo ainda reforça a tese de se dar atenção primeiro às questões fáceis, fazendo todas elas. Depois, o aluno revisa a prova e responde às mais difíceis, outro atalho para ganhar tempo durante a realização do exame.

Confira as próximas reportagens da série Enem nota 1000

3/8 — Dicas para a prova de Linguagens e Códigos 

17/8 — Dicas para a prova de Ciências Humanas 

31/8 — Dicas para a prova de Ciências da Natureza 

14/9 — Dicas para a prova de Matemática 

28/9 — Dicas para a prova de Redação

*Produção: Alberi Neto

Leia outras reportagens da seção Sala de Aula


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros