Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Humanas - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Sala do Aula17/08/2017 | 11h06Atualizada em 17/08/2017 | 11h06

Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Humanas

Série do Diário Gaúcho mostra dicas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em novembro

Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Humanas Charles Guerra / Agência RBS/Agência RBS
Exame deve ter 60% das questões voltadas para a atualidade Foto: Charles Guerra / Agência RBS / Agência RBS

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando. Diferentemente das outras edições, em 2017 a prova será aplicada em dois domingos — nos dias 5 e 12 de novembro. 

Para auxiliar os candidatos na hora de estudar, o Sala de Aula lançou uma série que vai dar dicas sobre cada uma das áreas do conhecimento cobradas no exame. Na edição desta semana, é a vez da prova de Ciências Humanas, que aborda conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Leia mais
Enem nota 1000: confira dicas para se dar bem na prova de Linguagens
Gaúchos vão representar o Brasil em campeonato mundial de educação técnica
Confira dicas para aperfeiçoar seu inglês sem sair de casa

Vale ressaltar que, além desta prova, ainda são cobrados conteúdos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e também a prova de Redação. 

Atenção

Professor de História da plataforma de ensino Me Salva!, Evandro Machado dá uma dica essencial para quem quer se destacar: saber fazer relações entre o passado e o futuro na hora de responder as questões. Para o docente, a aposta é que muitas questões de política devem aparecer: 

— Preste muita atenção aos enunciados das perguntas. Quando for necessário realizar essa relação entre a história e o que se passa atualmente, tenha bem claro o que profissionais da História dizem: é preciso conhecer o passado para entender um pouco melhor o presente, mas que as coisas não acontecem da mesma forma duas vezes. 

Leia outras reportagens da seção Sala de Aula

Estudar exames de anos anteriores é outra dica. Para Evandro, perguntas de outras edições podem ter relação com o que será cobrado neste ano: 

— Nesta prova, dificilmente veremos assuntos como a Olimpíada do Rio de Janeiro sendo abordados. Mas outros assuntos que foram cobrados no ano passado podem aparecer neste ano, e essa revisão é importante para entender como funciona o exame. 

Fique de olho em temas atuais

Para o professor de Geografia e Sociologia da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação, Jeferson Nunes, um ponto de destaque no Enem são assuntos em alta na sociedade: 

— As atualidades que podem aparecer são mais ligadas ao cenário internacional. No caso da Geografia, por exemplo, as tensões na Síria e na Coreia do Norte, e o governo de Donald Trump nos EUA. 

Leia mais
Veja cinco sites que vão te ajudar a estudar para o Enem de graça
Saiba como o WhatsApp pode se tornar um aliado na escola
Veja como conquistar um certificado de conclusão do ensino médio

Jeferson ressalta que cerca de 60% da prova de Ciências Humanas aborda assuntos atuais e enumera seis temas: sexismo, machismo, homofobia, etnicismo, xenofobia e racismo. 

Para Evandro Machado, outras polêmicas, como o feminismo, devem surgir e ser estudadas com atenção: 

— É preciso ter muito cuidado na hora de responder, pois ferir os Direitos Humanos em uma resposta ou na prova de Redação é impensável. 

Internet aliada 

Jeferson explica que, para se manter atualizado, o candidato deve estar ligado em sites e portais de notícias, ler jornais e ter fontes de informação confiáveis. Não acompanhar só um veículo, mas ter uma visão ampla e diversificada de ideias. Ter atenção ao que é compartilhado em redes sociais, para saber discernir assuntos sérios de conteúdos falsos é decisivo. 

Evandro alerta para o tema meio ambiente. Segundo ele, em várias provas anteriores de diferentes áreas do conhecimento, a questão ambiental foi tema recorrente. 

O professor da Feevale menciona, na área da Geografia Física, conteúdos como a preservação dos Biomas brasileiros e os tipos de clima que existem no país. 

Interpretação de texto é decisiva

Assunto que já foi tema da primeira reportagem da série, a interpretação de texto é retomada como um importante ponto na hora de estudar para o Enem. O professor da plataforma Me Salva! Lembra que as provas do Enem, em sua essência, apresentam um alto nível de cobrança no quesito interpretação de texto. 

Leia outras reportagens da seção Sala de Aula

— Muitas pessoas pensam que estudar o texto escrito já basta. Não! É importante estudar e praticar a interpretação de todas as formas possíveis de texto, sejam elas as narrativas escritas, as imagens, os filmes, as charges, os poemas e até mesmo alguns álbuns de música. Interpretação de texto é visão de mundo, e isso é muito cobrado no Enem — reforça Evandro. 

Confira as próximas reportagens da série Enem nota 1000

3/8 — Dicas para a prova de Linguagens e Códigos 

HOJE — Dicas para a prova de Ciências Humanas 

31/8 — Dicas para a prova de Ciências da Natureza 

14/9 — Dicas para a prova de Matemática 

28/9 — Dicas para a prova de Redação

*Produção: Alberi Neto


>


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros