Notícias



Seu problema é nosso

Gestante sofre em busca de vacinas em Cachoeirinha 

Grávida de cinco meses, Andressa Custódio buscava a aplicação de vacinas desde a sexta (15)

27/09/2017 - 10h11min

Atualizada em: 27/09/2017 - 11h51min


Funcionários publicaram foto durante o horário de funcionamento da ESF Jardim Betânia

A operadora de caixa Andressa Fagundes Custódio, 25 anos, se surpreendeu ao ter seu atendimento negado na ESF Jardim Betânia, no bairro de mesmo nome, em Cachoeirinha, na terça-feira passada (19). Segundo ela, os funcionários estavam fazendo uma festa de despedida para um servidor da unidade. 

Leia mais
Falta de medicamentos prejudica jovem de Porto Alegre
Bebê de Porto Alegre precisa de aparelho para conseguir ouvir
Moradores constroem praça por conta própria no Litoral Norte

Grávida de cinco meses, ela buscava a aplicação de vacinas desde a sexta, 15. Na primeira tentativa, diz não ter sido atendida devido à falta de um profissional que pudesse fazer a aplicação. Retornou na segunda-feira passada, mas a fila de espera era grande, e ela já havia faltado ao trabalho anteriormente para ir ao local e não pôde esperar. 

Na terça-feira seguinte, quando chegou cedo ao posto, a operadora de caixa ouviu novamente a informação de que não haveria funcionário para aplicar as vacinas. O atendente mandou ela retornar no final da tarde, antes das 16h30min — o posto funciona até as 17h. 

Andressa saiu mais cedo do serviço para estar a tempo na unidade, onde chegou pouco depois das 16h. Ele foi cadastrada e aguardava o chamado. Segundo ela, havia só mais uma pessoa esperando atendimento. Porém, Andressa conta que a técnica de enfermagem que seria responsável por aplicar as duas imunizações — contra febre amarela e a de 20 semanas de gestação — foi até onde ela estava e, aos gritos, informou que não atenderia a moradora do bairro Jardim Betânia, ordenando que retornasse em outro dia. 

Confraternização 

Fotos da festa foram publicadas às 16h46min. O horário de funcionamento da ESF é até às 17h

Chegando em casa, a gestante entrou em uma página de moradores do bairro no Facebook para reclamar da situação, mas se surpreendeu ao ver outros protestos sobre o atendimento na ESF Jardim Betânia. Nas discussões, ela viu imagens compartilhadas por membros do grupo que mostravam os funcionários fazendo uma confraternização na unidade de saúde. 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso   

— Eles nunca atendem até as 17h, que deveria ser o horário do posto. E, agora, a gente vê que eles usam o local em que deveriam estar trabalhando para fazer festinhas — protesta a gestante. 

Andressa procurou a Secretaria de Saúde do município para relatar o problema. Na quinta-feira passada (21), ela foi chamada ao posto do Jardim Betânia e, acompanhada por um membro da secretaria, recebeu as vacinas. 

Mais reclamações

O problema com atendimento na ESF Jardim Betânia não é recente, segundo a decoradora de festas Rita Adrieli Duarte, 25 anos. No ano passado, ela já teve problemas no local. 

Enquanto seu filho estava sendo atendido, uma técnica de enfermagem — que seria a mesma que se negou a atender Andressa — "gritou com a criança e a segurou com força para que ela ficasse quieta na hora da retirada dos pontos", conforme relatou a mãe. 

Rita pediu para que outra pessoa atendesse seu filho, e o desejo foi atendido. Mas, mesmo assim, desde então, a decoradora não voltou mais ao local para procurar nenhum outro tipo de atendimento.

Confraternização "foi no intervalo"

Fotos da festa dos servidores circularam nas redes sociais

O secretário de Saúde de Cachoeirinha, Paulo Abrão, negou que a festa tenha ocorrido no fim da tarde. Segundo ele, o evento de despedida aconteceu dentro do horário de almoço, entre as 12h e as 13h, e os servidores alegaram terem publicado as fotos mais tarde. 

Segundo ele, no intervalo, são permitidas as confraternizações. O secretário ainda disse que, apesar de a unidade funcionar até as 17h, o horário de vacinas é até as 16h30min. Segundo Paulo, Andressa não foi atendida porque sua imunização ultrapassaria este horário. 

Leia mais
Falta de exame deixa criança sem diagnóstico, em Canoas
Conheça leitores que tiveram sonhos realizados com a ajuda do DG
Depois de dois meses, moradora de Viamão consegue fazer cirurgia

O responsável pela saúde no município explicou que os servidores da ESF Jardim Betânia estão sendo chamados individualmente para conversar. A prefeitura está decidindo se tem provas suficientes para instaurar um processo administrativo. 

A técnica de enfermagem que teria gritado com Andressa também já recebeu orientações para redobrar o cuidado no trato com os pacientes.  

*Produção: Alberi Neto 

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias