Notícias



Transporte público

Passageiros reclamam de ar-condicionado desligado nos ônibus de Porto Alegre

Desobrigados pela lei, empresas de transporte evitam ligar a refrigeração, relatam usuários, mesmo com dias que chegaram a 30°C

08/09/2017 - 11h29min

Atualizada em: 08/09/2017 - 14h27min


Resolução da EPTC diz que empresas não tem obrigação de ligar o equipamento durante o ano todo

Apesar de a estação oficial ser o inverno, ao longo das últimas duas semanas os gaúchos têm enfrentado dias de calorão. Nesta sexta-feira (8), por exemplo, a temperatura pode chegar à casa dos 30°C.

Leia mais
Entenda por que os ônibus de Porto Alegre não ligam o ar-condicionado
Três cidades perdem R$ 139,5 milhões em recursos para corredores
Banheiro público depredado causa problemas em Sapucaia do Sul

E quem utiliza o transporte público da Capital, principalmente em horários de pico, reclama que os veículos equipados com ar-condicionado não vêm ligando o aparelho, mesmo em dias quentes.

O incômodo está dentro da lei: uma resolução da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) diz que as empresas de ônibus não precisam ligar o ar fora do período obrigatório, de 1º de novembro a 30 de abril.

Na terça-feira (29) – quando fazia 30°C na Capital –, leitores entraram em contato com o Diário Gaúcho para reclamar da falta de uso de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre.

Para o bancário Luiz Fernando de Oliveira Carbone, 56 anos, a situação é absurda. Morador do bairro Passo D'Areia, na Zona Norte, ele precisa se deslocar diariamente até o Centro Histórico, onde trabalha. Para isso, utiliza principalmente os ônibus do consórcio MOB (Mobilidade em Transportes). E, segundo ele, nas últimas semanas, nenhum dos veículos das linhas que costuma usar que estão equipados com ar-condicionado ligou o aparelho.

– Fizeram todo um alarde de que os ônibus novos teriam ar-condicionado, mas nunca está ligado, mesmo com esse calorão que fez nos últimos dias – reclama o usuário, lembrando quando, em fevereiro 2016, os novos contratos de concessão entre as empresas e a prefeitura entraram em vigor.

Na quinta-feira (7), apesar de ser inverno, temperatura estava alta fora e dentro de veículo da linha T1

Em outro extremo da cidade, na Zona Sul, a assistente de operações comerciais Alícia Pilotti Nunes Muniz, 22 anos, tem a mesma percepção de Luiz. Moradora do bairro Guarujá, ela utiliza as linhas 179/Serraria ou 171/Ponta Grossa, operadas pelo Consórcio Viva Sul.

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

Para Alícia, além da dificuldade de encontrar um ônibus com ar-condicionado, os veículos que o possuem, não o ligam. A informação de que a EPTC estabelece um período para funcionamento obrigatório do ar-condicionado gerou surpresa na moradora da Zona Sul.

– Como o ar-condicionado só existe em menos da metade dos ônibus, acabamos pagando não só por algo que é usado por poucos meses do ano, mas por algo que está em pouquíssimos coletivos – critica.

Teste do DG

Para comprovar se o ar-condicionado está sendo utilizado durante o chamado "período facultativo", o Diário Gaúcho fez um teste com três linhas da Capital, da empresa Carris e do consórcio Via Leste que, juntos, são responsáveis pela operação de 99 linhas da cidade.

Durante as últimas duas semanas, a reportagem utilizou ônibus das linhas T1/Transversal 1 ou T1D/Transversal 1 Direta (Carris), e das linhas R41/Rápida Protásio (Via Leste). Os cerca de 30 trajetos foram feitos em horários de pico, entre as 8h e as 9h e entre as 17h e as 18h.

Leia mais
Criança espera há dois anos por cirurgia, em Alvorada
Menino com paralisia precisa de ajuda para fazer tratamento
Depois de três anos, Dmae realiza limpeza de reservatórios na Capital

Em nenhuma das oportunidades, mesmo com temperaturas acima dos 25ºC, os veículos que possuíam ar-condicionado estavam com o equipamento ligado. Em conversa informal com cobradores e motoristas, a reportagem foi informada de que os aparelhos não são ligados por orientação das empresas.

Em dias úteis, 364 linhas de ônibus circulam por Porto Alegre, segundo a EPTC

Empresas apenas seguem a determinação, diz ATP

A assessoria de imprensa da Associação das Empresas Transportadoras de Passageiros de Porto Alegre (ATP), respondendo pelas 12 empresas que fazem o transporte público na Capital – divididas em quatro consórcios e a Carris –, confirmou a informação do período de uso obrigatório.

Segundo a associação, as empresas apenas seguem a determinação do poder público. E, fora do período de uso obrigatório, fica a critério dos consórcios ligar ou não o ar-condicionado.

*Produção: Alberi Neto

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias