Seu problema é nosso
Duplicação da Avenida Ernesto Neugebauer é um drama sem fim na zona norte da Capital
A prefeitura pretende usar dinheiro que seria aplicado na construção de corredores de ônibus para custear obras da Copa de 2014 e outras que ainda não foram terminadas, como a duplicação Ernesto Neugebauer
Uma obra iniciada pela prefeitura de Porto Alegre na metade de 2016 e com promessa de estar concluída no segundo semestre de 2017 ainda é motivo de preocupação, em especial, para quem trafega pela Zona Norte.
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Importante via de ligação entre a Capital e Canoas, a Avenida Ernesto Neugebauer não é mais caminho para veículos desde que as obras foram interrompidas, em dezembro de 2016. Isso ocorreu em razão de dívidas da prefeitura com a construtora responsável.
Em julho do mesmo ano, quando o pontapé inicial dos reparos foi dado, a promessa da administração municipal era duplicar a avenida em toda a sua extensão — do limite com Canoas, próximo à BR- 290, até a Rua Dona Teodora.
No projeto, além da pavimentação dos 2.680 metros da via, ainda constava a construção de calçadas com 1,5m de largura, duas pistas, implantação de ciclovia e de uma nova rede de drenagem. Porém, após quase dois anos, nada saiu do papel.
Morador da bairro Farrapos, próximo ao canteiro de obras em que se transformou a avenida, o conselheiro tutelar Jean Marchi, 29 anos, está decepcionado com o descaso:
— A prefeitura largou de mão. Canos, tijolos, a areia da obra, tudo ficou jogado. Aos poucos, foi sendo levado. Agora, todo esse material vai ser pago de novo do nosso bolso? — questiona.
A reforma chegou a começar, no limite entre Canoas e a Capital, avançando até a esquina com a Rua Eli Leite Urdapiletta. Depois, até a Dona Teodora, o caminho é incerto. Entre a Rua Irmão Félix Roberto e a Avenida Amynthas Jacques de Moraes, alvo da reclamação de Jean, o tráfego está totalmente bloqueado. Apenas moradores da região circulam ali.
Lixo
O local também virou ponto de descarte irregular de lixo. Jean conta que protocolou pedidos de limpeza pelo telefone 156, mas não obteve retorno da prefeitura. O morador conta ainda que motociclistas circulam pela calçada, única parte ainda transitável da Ernesto Neugebauer:
— Motoqueiros dividindo espaço com pedestres é perigoso.
O conselheiro tutelar ainda se preocupa com outras questões:
— Van escolar, ônibus de linha, lotação nem ambulância podem entrar no Loteamento Quadro Ferroviário ou na Vila Santo Antônio.
Dívida
Em maio de 2017, o Diário Gaúcho mostrou a situação. Na época, as secretarias da Fazenda e de Mobilidade Urbana explicaram que uma dívida de R$ 5,3 milhões emperrava a obra. Do total, quase metade era contrapartida do município. O restante viria de um financiamento da Caixa Econômica Federal. Como a prefeitura não tinha dinheiro para pagar a contrapartida, a Caixa não liberava o dinheiro financiado, impedindo o fim da novela na via da Zona Norte.
Retomada dos reparos neste semestre
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), por meio de sua assessoria de imprensa, confirmou que as obras estão paralisadas desde o final de 2016 em razão da dívida financeira. Entretanto, conforme nota da Smim, a conclusão dos reparos de pavimentação e drenagem da via será executada com recursos que seriam usados na construção de corredores de ônibus (BRT).
Conforme a secretaria, a retomada dos trabalhos deve acontecer ainda neste semestre. Após o recomeço, a previsão de término é em 12 meses. Esse redirecionamento de recursos foi anunciado pela prefeitura no final de fevereiro.
Obras da Copa
Os R$ 115 milhões que seriam usados em obras de mobilidade foram realocados, com autorização do Ministério das Cidades, para o término de obras da Copa de 2014 e de outros locais — como a Avenida Ernesto Neugebauer.
O dinheiro será usado para pagar R$ 45,4 milhões em dívidas com as construtoras e finalizar trabalhos como o da via na Zona Norte.
Além da avenida, a verba será destinada para a construção do viaduto na Avenida Plínio Brasil Milano, a duplicação do trecho 2 da Avenida Voluntários da Pátria, a conclusão das trincheiras das avenidas Ceará, Anita Garibaldi e Cristóvão Colombo. O prolongamento da Avenida Severo Dullius também foi escolhido para fazer parte do pacote de serviços.
*Produção: Alberi Neto