Notícias



Seu problema é nosso

Família recebe aluguel social atrasado após reportagem do Diário, em Porto Alegre

A situação do bombeiro civil Ivan Santos e da sua mãe, a doméstica Maria Genecia, foi contada pelo Diário Gaúcho no dia 9 de maio

08/06/2018 - 09h43min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Ivan e a mãe, Maria, respiram aliviados

O bombeiro civil Ivan Luís Santos de Lima, 31 anos, e sua mãe, a doméstica Maria Geneci Silva dos Santos, 60 anos, comemoram a normalização de um problema que durava seis meses. 

Leia mais
Após conserto de esgoto, novos vazamentos voltam no terminal da linha Alameda, em Porto Alegre
Paciente espera por consulta com especialista há quase um ano, em São Leopoldo
Família espera liberação de benefício do INSS desde fevereiro, em Porto Alegre

Moradores do bairro Campo Novo, em Porto Alegre, eles fazem parte do programa do aluguel social há cerca de cinco anos, mas, desde novembro do ano passado, estavam sem receber o benefício. Agora, depois de receber os sete pagamentos que estavam atrasados, Ivan conta que estão aliviados: 

— Finalmente tivemos uma certa sensação de tranquilidade, depois de tanto tempo sem ter uma resposta. 

O benefício, concedido mensalmente em caráter de urgência pela prefeitura, atende famílias que estão sem moradia. A situação do bombeiro e da doméstica foi contada pelo Diário Gaúcho no dia 9 de maio. O retorno foi dado com agilidade, após a publicação: 

— Penso que a resposta do órgão municipal foi tão rápida em função da cobrança que o Diário fez — explica o bombeiro. 

Ivan e sua mãe, que moram em casas próximas no bairro da Zona Sul, deixaram de receber R$ 500 por mês durante o último período de renovação, no final de 2017. Mesmo com constantes ligações para o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), o bombeiro civil não tinha retorno. 

A história de aluguel social deles começou quando mãe e filho precisaram deixar suas casas na Vila Pedreira, bairro Cruzeiro, em 2013, por causa da duplicação da Avenida Tronco. A promessa era de que a obra ficaria pronta para a Copa do Mundo de 2014. Até hoje, porém, não foi concluída

Em abril, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão afirmou para GaúchaZH que a construção seria retomada até junho. Sobre este prazo, a pasta não deu retorno até o fechamento desta reportagem. 

— Foram promessas vazias. Especialmente lá no início, quando falaram que iríamos voltar para a Vila Pedreira em oito meses. 

Desde 2013, Ivan e Maria Geneci recebem o mesmo valor da prefeitura, sem reajustes — mesmo com aumentos no aluguel ou novas exigências do locatário. O atraso de sete meses no pagamento gerou uma situação constrangedora para o morador, que não sabia mais como explicar ao dono da residência o motivo da demora no pagamento. 

— Estava com muita vergonha. Ele também precisava daquilo, é o sustento dele. O problema não afetava mais só minha mãe e eu, mas outras pessoas que não tinham relação direta com o problema. 

Auditoria influenciou nos atrasos 

O Demhab explicou que a demora na assinatura dos contratos de Ivan e Maria Geneci aconteceu em função de problemas na renovação do benefício. 

Na mesma época em que os documentos do bombeiro e da doméstica foram entregues, o aluguel social estava passando por uma auditoria da prefeitura para evitar fraudes no repasse dos recursos. Agora, a família comemora o final de um período difícil. 

— Agradeço muito ao Diário por ter nos ajudado neste momento. Vamos torcer para que, nos próximos meses, os pagamentos estejam normalizados — diz Ivan.

*Produção: Leticia Gomes 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias