Notícias



Seu problema é nosso

Paciente espera por consulta com especialista há quase um ano, em São Leopoldo

Sem poder trabalhar devido às fortes dores, Eliane permanece em casa com os filhos - ambos com autismo

06/06/2018 - 09h53min


Há quase um ano, a dona de casa Eliane Malheiros da Costa, 40 anos, aguarda por uma consulta com gastroenterologista. Em julho do ano passado, a moradora de São Leopoldo sentiu fortes dores no abdômen e foi ao Hospital Centenário, onde fez exames de sangue, de urina e uma ecografia. Após a análise dos resultados, foi constatado que a dona de casa tem hemangiomas hepáticos — tumores benignos formados por vasos sanguíneos no fígado. 

Leia mais
Família espera liberação de benefício do INSS desde fevereiro, em Porto Alegre
Paciente espera há mais de um ano por consultas com especialistas, em Canoas
Tubulação de esgoto é consertada depois de cinco meses, em Porto Alegre

Em 12 de dezembro de 2017, Eliane teve sua história contada nas páginas do Diário Gaúcho, quando já estava aguardando pela consulta com o especialista e também por uma tomografia do abdômen que, após a publicação da reportagem, foi realizada. 

— Agora, ainda espero pelo gastro — conta Eliane. 

Sem poder trabalhar devido às fortes dores, Eliane permanece em casa com os filhos — ambos com autismo, um menino de oito anos e uma menina de 11 anos. O nível da doença do filho é considerado grave e, por isso, a família recebe auxílio do governo. 

— Esse dinheiro é para o meu filho, para os cuidados dele. Então, sem eu ter renda, meu marido faz malabarismos para conseguirmos comprar remédios e outras coisas da casa — relata a dona de casa.

Angustiada, Eliane aguarda a consulta para continuar o tratamento dos hemangiomas hepáticos. 

Caminho 

O primeiro passo de Eliane foi procurar o Hospital Centenário, em julho do ano passado, quando foi feito o encaminhamento para especialista em Porto Alegre. A dona de casa conta que a justificativa foi de que não há profissionais desta área em São Leopoldo. 

Sem solução, procurou também a Unidade Básica de Saúde Jardim América, onde consultou com mais uma médica, que também requisitou o encaminhamento para a Capital. 

— Eu sei que não tem gastro aqui e que eles fizeram o encaminhamento, mas faz muito tempo. Sinto dores direto, não consigo comer e sinto náuseas. Só quero o direito de fazer o tratamento e conseguir cuidar dos meus filhos — desabafa Eliane. 

Estado de Eliane não é grave, diz secretaria 

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a reportagem foi informada que o cadastro de Eliane para consulta com gastroenterologista foi feito no dia 7 de novembro de 2017. O pedido foi regulado pelo Telessaúde, que indicou a necessidade de Eliane para consulta com prioridade 3. 

Com essa classificação, feita pelo regulador, pacientes com prioridade 1 e 2 são considerados mais graves que o caso de Eliane. As consultas acontecem de acordo com a gravidade que são reguladas, não pelo tempo de espera. Agora, segundo a SES, é preciso que Eliane aguarde a agenda. 

Caso haja piora no quadro, a SES sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde entre em contato com o Telessaúde e atualize o quadro clínico no sistema a fim de checar a possibilidade de enquadrar a paciente em outra prioridade de regulação. 

Já a Secretaria Municipal de Saúde de São Leopoldo informou que existe um credenciamento municipal aberto para a realização de consultas em gastroenterologia, porém, até o momento, nenhum profissional médico se mostrou interessado em atender nessa especialidade na cidade. É por este motivo que Eliane está cadastrada no Sistema de Gerenciamento de Consulta do Estado (Gercon).

*Produção: Eduarda Endler 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias