Praça do bairro Cristal recebe limpeza após reclamações de artesãos, em Porto Alegre - Notícias

Versão mobile

 

Seu Problema é Nosso07/12/2018 | 10h53Atualizada em 07/12/2018 | 11h03

Praça do bairro Cristal recebe limpeza após reclamações de artesãos, em Porto Alegre

O grupo, que há quase uma década vende artesanatos na Praça José Alexandre Záchia, procurou o Diário para cobrar a falta de manutenção do local

Praça do bairro Cristal recebe limpeza após reclamações de artesãos, em Porto Alegre Omar Freitas / Agência RBS/Agência RBS
Agora, a previsão é de que, pelo menos uma vez por mês, ocorra a manutenção da praça Foto: Omar Freitas / Agência RBS / Agência RBS

Moradores do bairro Cristal estão satisfeitos com a limpeza e a capina feitas na Praça José Alexandre Záchia, na esquina da Avenida Chuí com a Rua Ibicuí, na Capital. A exposição dos artesanatos estava sendo dificultada pela falta de manutenção da praça. Mato alto e lixo espalhado eram os principais problemas.

Leia mais     
Esgoto, lixo e abandono afetam moradores do Arroio da Manteiga, em São Leopoldo
Falta da coleta de lixo seco incomoda moradores do Porto Verde, em Alvorada
Calçada em obras causa transtornos no bairro Sarandi, em Porto Alegre 

— A praça ficou muito boa, ótima. Queremos que seja mantida assim — conta a artesã Marineida Boff, 64 anos. 

Na edição do Diário de 28 de novembro foi mostrada a situação enfrentada pelo grupo. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) comunicou que, no mesmo dia do contato da reportagem, já tinha encaminhado as equipes ao local. Segundo a SMSUrb, a limpeza da praça estava programada para aquela semana, mas a realização do serviço poderia sofrer alterações devido ao clima.

Acima, como a praça está agora. Abaixo, como era antes.Foto: Omar Freitas / Agência RBS

O empresário aposentado Ricardo Angelini, 70 anos, que na antiga administração foi condecorado com o título de “prefeito da praça”, celebra:

— Ficou ótimo! Acho que a equipe levou uns quatro dias para limpar tudo, pois era muito mato e sujeira.

A função do prefeito da praça, conforme a SMSUrb, era um projeto da gestão passada. Hoje, as solicitações de serviços podem ser feitas via 156 ou nos Centros de Relações Institucionais e Participativas (CRIPs). Mas o carinho que Ricardo tem pelo bairro é reconhecido pelos moradores, que ainda o consideram o “prefeito da praça”.

— Teve gente que me ligou para agradecer, pois, agora, conseguem caminhar na praça, tomar um chimarrão e trazer as crianças — afirma Ricardo, morador do Cristal há 47 anos.

Acima: espaço pronto para receber as crianças. Abaixo: mato alto. Foto: Omar Freitas / Agência RBS

Conforme a comerciante aposentada Zuleica Santos, 65 anos, o trabalho da SMSUrb foi bom, mas um dos problemas segue.

— Já tem sujeira espalhada pela praça. Saco plástico, papel, lixo jogado, mas são as pessoas que descartam ali — lamenta.

Ações especiais

Agora, após a manutenção na praça, são planejadas ações que envolvam a comunidade local. Ricardo integra o Conselho Gestor Comunitário da Associação Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, que fica localizada próximo à praça. Ele conta que a associação trabalha com crianças e jovens, oferecendo programações culturais, esportivas e atividades inclusivas.

— Se a praça continuar sendo cuidada, vamos fazer um evento de Natal voltado para crianças com apresentações de dança e teatro, entre outras atividades culturais — explica.

Reforço no verão

Acima: praça depois da manutenção e limpeza. Abaixo: artesãos indignados com a sujeira. Foto: Omar Freitas / Agência RBS

A SMSUrb, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), informou que foram realizados, na semana passada, os serviços programados de roçada e limpeza na Praça José Alexandre Záchia. Os trabalhos, desde o corte da grama até o recolhimento dos resíduos, tiveram a duração de quatro dias. O tempo do serviço varia de acordo com o tamanho das praças. Assim que a manutenção foi finalizada, as equipes foram encaminhadas para outra praça.

A Secretaria destacou que, neste mês, foram iniciados os serviços do Projeto de Verão da SMSUrb, que prevê maior atuação das equipes de limpeza em intervalos menores de tempo. A previsão é de que, pelo menos uma vez por mês, ocorra a manutenção da praça até o final de março de 2019.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros