Notícias



Seu Problema é Nosso

Ruas esburacadas no Jardim Algarve seguem sem previsão de reparos

Moradores esperam por melhorias no bairro de Alvorada

21/08/2019 - 09h40min


Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Buraqueira na Rua Santa Edwiges

Para quem mora no Jardim Algarve, em Alvorada, a buraqueira nas ruas já é uma velha conhecida. Em diferentes ocasiões, a região figurou nas páginas do DG por conta das dificuldades enfrentadas pelos moradores, que se veem obrigados a conviver com os problemas causados pela falta de manutenção nas vias. Assim é com a dona de casa Priscilla Sena Mendes, 38 anos, moradora da Rua Eduardo da Silva Peixoto. Segundo ela, dos mais de 30 anos em que vive ali, há pelo menos 20 as crateras fazem parte da paisagem do local.

LEIA MAIS
Mulher com deficiência visual tem dificuldade em transferir consultas para mais perto de casa
Creche Vó Maria, em Canoas, precisa de doações de leite
Porto Alegre: imposto pago por engano não tem previsão de reembolso   

— Lembro que a última pavimentação é de 1989. Depois disso, nada mais foi feito – afirma Priscilla, que registrou reclamações sobre as condições da via junto à prefeitura, mas não obteve retorno. 

Dificuldades 

Segundo a moradora, a água da chuva costuma se acumular nas irregularidades do pavimento, gerando pontos de alagamento e dificultando a passagem dos pedestres. Além disso, ela afirma que a via não é a única que sofre com a buraqueira. Para ir até a parada de ônibus mais próxima, a dona de casa precisa se dirigir até a Rua Santa Edwiges, onde também há problemas: 

— Lá, está pior ainda. Intransitável mesmo. 

Priscilla, que mora com os pais, já idosos, com frequência precisa acompanhá-los em consultas médicas. Diante da buraqueira, se mostra preocupada com o risco que as ruas oferecem a eles, que, por conta da idade, têm a mobilidade reduzida. A alternativa tem sido recorrer aos aplicativos de transporte particular. 

LEIA MAIS
VÍDEO: Veículos invadem a contramão para desviar de buracos no Jardim Algarve, em Alvorada  
Buraqueira não dá sossego em rua de Alvorada

— Mas os motoristas reclamam de ter que passar por aqui por causa das condições da rua. Ninguém mais quer vir buscar a gente e, às vezes, quando estão quase chegando e percebem os buracos, cancelam a corrida — afirma Priscilla, que relata ter que se dirigir até outra rua, “mais transitável”, para conseguir um carro no aplicativo. 

Promessas 

Em 4 de março, o Diário retratou os problemas da região. À época, além dos buracos, havia pontos com extravasamento de esgoto. A Secretaria de Obras e Viação (Smov) comprometeu-se em realizar reparos nas ruas após o Carnaval, por meio da colocação de brita-base nas irregularidades do piso, e da desobstrução dos bueiros. Porém, diz a moradora, apenas a limpeza nas caixas cloacais foi feita. O pavimento não recebeu reparos. 

— Me sinto uma idiota, pois pagamos o IPTU em dia, mas não vemos serviço algum. O prefeito deve andar de helicóptero, certamente não anda de carro ou de ônibus, pois parece que não enxerga os buracos por toda cidade — desabafa Priscilla. 

Sem previsão 

A Secretaria de Obras e Viação (Smov) confirmou que apenas as demandas de esgoto foram atendidas. Quanto à pavimentação, afirmou que a colocação de brita-base, prometida na última reportagem, não foi feita porque, à época, a Corsan estava realizando manutenções na via. 

Questionada sobre o que será feito para resolver o caso, a Secretaria afirmou: “Agora, com os bueiros desentupidos e com o término das atividades da Corsan, estamos em tratativas com líderes da comunidade e parceiros para definir o que será feito”. Contudo, não foi informada previsão para as ações. 

Segundo a pasta, há também uma licitação em andamento para realização de operação tapa-buracos no Jardim Algarve. Porém, não foi informado prazo para que os trabalhos sejam iniciados. 

Produção: Camila Bengo

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias