Notícias



Seu Problema é Nosso

Solidariedade: comunidade consegue doações e realiza baile de debutantes para 15 meninas em Porto Alegre

Festa ocorreu no auditório do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, recebendo jovens do bairro Santana

20/09/2019 - 11h38min

Atualizada em: 20/09/2019 - 11h39min


André Ávila / Agencia RBS
Sonho que se tornou real

Um momento especial que só é vivido uma vez na vida: o baile de debutantes. Para 15 jovens, a noite de princesa ocorreu no sábado passado, no auditório do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, na Capital, após uma campanha organizada pela Associação Solidária do Bairro Santana (ASBS). 

– Foi uma mega festa, maravilhosa e emocionante. As meninas ficaram muito felizes. Quando estavam no caminho para o salão do baile, cantavam alegres dentro da van – conta a presidente da ASBS, Célia Adriana da Silva Pacheco, 52 anos. 

André Ávila / Agencia RBS
Ansiedade antes de entrar no salão

LEIA MAIS
Ônibus não escapou de atoleiro em rua de Viamão
Falta de professores em escola de Canoas preocupa pais e alunos
Sem mamoeiro e com calçada reparada: o dilema teve fim

Segundo Célia, tudo que era previsto para a produção da festa foi conseguido por meio de doações e do trabalho da associação. No total, foram 300 convidados das 15 debutantes. No dia 5 de agosto, o Diário Gaúcho mostrou a dedicação da comunidade para tornar o sonho realidade. Após a publicação, Célia relembra que foram recebidas doações em dinheiro e também em serviços para a produção das jovens, como manicure e maquiagem. 

– Conseguimos o que precisávamos: bolo, salgadinhos e docinhos. Até sobrou – conta a presidente.

André Ávila / Agencia RBS
A valsa com os familiares

Sucesso

Para Célia, a emoção dos familiares e das debutantes foi maior na entrada das garotas e durante a entrega dos anéis. 

– As famílias estavam chorando, e algumas meninas, também. O momento dos anéis foi um gesto lindo com as mães e madrinhas. Com certeza, marcou a vida delas para sempre – afirma a presidente. 

Segundo ela, todos os anéis foram doados por uma parceira do projeto.

– Deu tudo certo, Deus nos ajudou. Toda a produção delas foi feita na associação, com vários profissionais. Música, luz, decoração, toalha de mesa, tudo perfeito. Até copo de lembrança conseguimos arrecadar para dar aos convidados. O laço criado entre as meninas, que conviveram por um tempo juntas, foi eternizado e permanecerá – afirma a presidente. 

André Ávila / Agencia RBS
Salão ficou colorido com a alegria das debutantes

Dança

Célia conta, ainda, que, durante a festa, as jovens apresentaram uma coreografia, o que uniu ainda mais o grupo. Por isso, os encontros de dança continuarão em uma oficina realizada no bairro. 

No ano que vem, conforme a presidente, haverá mais uma edição do Baile de Debutantes Comunitário da ASBS, com meninas que frequentam a rede pública de ensino e demonstram interesse em participar do evento. 

“Acho que foi o melhor dia da minha vida”

A recepcionista Luana Rodrigues de Freitas, 37 anos, é madrinha da estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental Letícia Linhares Queiroz. Para ela, a festa foi uma oportunidade de viver um sonho muitas vezes impossível de ser realizado:

– Diversas famílias que estavam na festa não teriam condições de pagar. Para a Letícia, não poderíamos fazer toda a produção.

André Ávila / Agencia RBS
Letícia recebe o anel da madrinha, Luana,...

Segundo Luana, a afilhada perdeu os pais ainda criança e, atualmente, mora com a avó:

– A vi crescer. Para mim, é como uma filha. Na festa, foi emocionante colocar o anel nela. Foi muito linda a atitude da associação em organizar uma festa comunitária. 

André Ávila / Agencia RBS
... que se emociona com simbolismo daquele momento

Letícia conta que para ela foi especial a participação dos padrinhos na cerimônia. 

– Eles marcaram muito minha vida, desde que nasci. A festa estava bonita, foi demais – afirma a jovem. 

Antes da festa, outra aniversariante, a estudante do oitavo ano Bianca Eduarda Gonçalves Soares, estava indecisa sobre a cor do vestido. Ao fim, ela escolheu um modelo verde claro para o tão esperado baile. Segundo Bianca, tudo estava conforme seu gosto, desde as cores da decoração – branco e dourado – até os salgados servidos. 

– Foi maravilhoso! Nunca vou esquecer, acho que foi o melhor dia da minha vida – define a jovem.

André Ávila / Agencia RBS
A idealizadora da festa, Célia Adriana da Silva Pacheco

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias