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Seu Problema é Nosso27/12/2019 | 09h54Atualizada em 27/12/2019 | 09h54

Escadaria no bairro São José, na Capital, é consertada após inúmeros pedidos de morador da região

Desde 2018, o Diário Gaúcho publicou quatro reportagens relatando os problemas na estrutura da escada que liga as ruas São João e Vidal de Negreiros

Escadaria no bairro São José, na Capital, é consertada após inúmeros pedidos de morador da região Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Mais segurança para os moradores Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Até que enfim, passar pela escadaria que liga as ruas São João e Vidal de Negreiros, no bairro São José, em Porto Alegre, não é mais um problema para a comunidade. 

Desde 2018, o Diário Gaúcho publicou quatro reportagens relatando os problemas na estrutura da escada: degraus quebrados e cobertos por limo, lajotas soltas, ausência de corrimão, obstrução da rede de esgotos que passa por ali e falta de iluminação pública. Agora, os consertos finalmente foram feitos, trazendo tranquilidade a quem utiliza diariamente a passagem, que é o principal acesso a serviços importantes da região. 

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Intervenções 

De acordo com o policial militar reformado Carlos Augusto Lecano, 57 anos, que desde 2010 vem buscando uma solução para os problemas da escada junto à prefeitura, por meio de protocolos, o trabalho ficou excelente. 

— Estou tranquilo e muito feliz, pois agora está tudo certinho. No dia em que as equipes vieram arrumar, ainda caiu um menino ali. Graças a Deus, não vai mais acontecer isso. A escada ficou muito boa e estamos planejando pintá-la — relata o morador. 

À época da última reportagem, publicada em 8 de agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) havia informado que, na semana seguinte, faria uma vistoria no local, com intervenções das equipes do então Departamento de Conservação de Vias Urbanas ( DCVU) na estrutura do pavimento. A pasta informara, ainda, que o atendimento às demandas de iluminação pública seriam agendadas diretamente com o morador, a fi m de programar o conserto. 

Serviço completo 

Segundo a SMSUrb, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Coordenação de Iluminação Pública (CIP) e a Diretoria Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), foi realizada revisão dos pontos de iluminação pública, colocação dos corrimãos, reparo e troca das lajes da estrutura e conserto das canalizações pluviais e bocas de lobo que estavam obstruídas — conforme prometido à reportagem. 

Porém, de acordo com Carlos, as equipes não foram ao local na semana seguinte, e o conserto foi finalizado apenas em novembro, mas o resultado agradou bastante. 

Leitor e DG: uma parceria que deu resultado

Apesar de, finalmente, ver o problema resolvido, o morador lamenta que, mesmo que estivesse desde 2010 buscando soluções pelos canais oficiais da prefeitura, só tenha conseguido resolver a questão após contatar um meio de comunicação. 

— O primeiro protocolo que abri foi em maio de 2010. Ou seja, demorou quase dez anos para resolveram algo que, depois que saíram as matérias, deram jeito em um ano. Se formos falar somente sobre todo esse tempo que demorou, foi péssimo — afirma Carlos. 

O morador complementa: 

— Só tenho a agradecer ao jornal, pois o Diário Gaúcho batalhou desde o início, nos ajudou do começo ao fim. Se não fosse pelo jornal, não teria acontecido o conserto. Inclusive, pensei até em fazer uma faixa para colocar ali, agradecendo ao Diário Gaúcho.  

Produção: Camila Bengo

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