Notícias



Quase tudo pronto

Piscinas públicas da Capital abrem neste sábado

Nesta semana, estão sendo feitos ajustes finais nos locais

03/01/2020 - 05h00min

Atualizada em: 03/01/2020 - 15h06min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
André ¿?vila / Agência RBS
Expectativa no Ceprima é receber cerca de 200 pessoas por dia

Um refresco em meio aos dias quentes do verão será entregue aos moradores de Porto Alegre. Neste sábado (4), abrem quatro das cinco piscinas públicas instaladas em centros comunitários da cidade. Apenas a piscina do Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor)  abrirá com atraso, no dia 7. Mesmo que o calor chegue ainda em dezembro, é costume da administração municipal iniciar as atividades depois da virada do ano

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

No verão passado, os trabalhos começaram no dia 8 de janeiro. Problemas técnicos acrescentaram três dias de espera pela abertura. Durante a tarde de quinta-feira (2), o Diário Gaúcho visitou um dos locais que devem receber banhistas a partir do sábado. Trata-se do Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), no bairro Santa Maria Goretti, Zona Norte. 

A piscina do local está recebendo água desde o ano passado, ou melhor, desde 30 de dezembro. A expectativa é de que o nível, assim como a limpeza da água, sejam atingidos até o dia da abertura.

Público

Conforme o coordenador do Ceprima, Fernando Dourado, a estimativa é de que cerca de 200 pessoas passem pelo local diariamente. Segundo o professor, além do tempo de banho livre, haverá aulas de natação e hidroginástica. 

Leia também
Após 40 anos de espera, pavimentação em rua do Partenon, na Capital, é concluída
Praias de Belém Novo e Lami estão livres de poluição e são opções para quem não pode se deslocar até o Litoral
Em dia de calorão, DG confere ar-condicionado dos ônibus da Capital

– Esperamos uma presença grande de comunidades próximas, mas também de grupos com visitas previamente agendadas, que costumam vir todos os anos – projeta.

O funcionamento das piscinas é de terça-feira a domingo. Durante a semana, das 9h às 11h45min, são ministradas as aulas de natação e hidroginástica, com inscrição prévia. Das 14h às 17h45min é o horário para banhos livres. Aos sábados e domingos, o funcionamento é das 14h às 18h, apenas para banho livre. Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), a previsão é de que 50 mil pessoas passem pelas cinco instalações da cidade até março, quando se encerra a temporada de banho.

Cuidado dura o ano inteiro

As piscinas públicas de Porto Alegre ficam vazias durante a maior parte do ano. Mesmo assim, existem piscineiros concursados que trabalham nos centros comunitários durante o ano todo. No Ceprima, por exemplo, é José Berenice da Silva, 70 anos, que desempenha esta função. Servidor público desde 1984 – os últimos 20 anos são dedicados às piscinas –, ele ressalta a necessidade do trabalho durante os 12 meses:

– Tem que manter sempre seca, sem água parada e cuidando a estrutura. Quando está cheia, é necessário colocar os produtos diariamente para manter a água limpa.  

André ¿?vila / Agência RBS
Berê toma conta da piscina ao longo dos 12 meses do ano

Carinhosamente chamado de Berê pelos colegas, ele mora em Guaíba e se desloca diariamente ao local para trabalhar. Com um problema causado pela desgaste da cartilagem do joelho, Berê caminha com dificuldade. Mesmo assim, não pensa em parar.

– Já sobrevivi a um câncer na cabeça e outro na próstata, não vou me abalar. Gosto do meu trabalho e de fazê-lo com qualidade – garante José, que estará supervisionando a qualidade da água neste sábado.

Onde ficam as piscinas

  • Cecores: Avenida Nilo Wulff, s/n°, bairro Restinga
  • Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada
  • Ceprima: Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti
  • Cevi: Rua Papa Pio XII, 129-335, Vila Ingá/Passo das Pedras
  • Cecoflor: Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor (abre dia 7/1)

Como utilizar

  • Usuários devem confeccionar carteirinhas nos centros comunitários
  • O atendimento é das 9h às 11h30min e das 14h às 17h
  • É necessário apresentar RG, foto 3x4 e um comprovante de residência
  • Menores de idade devem estar acompanhados dos pais para confeccionar a carteirinha

MAIS SOBRE

Últimas Notícias