Notícias



Dias gelados

Turistas movimentam a serra gaúcha em busca de neve

São Francisco de Paula e Gramado foram dois dos destinos mais procurados 

29/07/2021 - 19h23min

Atualizada em: 29/07/2021 - 19h24min


Isabella Sander
Isabella Sander
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Movimento em Gramado era intenso na manhã desta quinta-feira

Apesar de a neve já ter se despedido, muita gente viu imagens do fenômeno em cidades da serra gaúcha nesta quarta-feira (28) e não quis passar vontade - acordou cedo e rumou a São Francisco de Paula para assistir aos gramados branquinhos e, claro, também tirar fotos.

O mecânico Sadi Fagundes da Silva saiu ainda na madrugada de Parobé, no Vale do Paranhana, e antes das 6h desta quinta-feira (29) chegou, junto com outras quatro pessoas, ao centro de São Francisco de Paula. O destino final era São José dos Ausentes, cidade que por volta das 5h30min era a mais gelada do Rio Grande do Sul: a mínima lá foi de -4,1ºC.

- Resolvemos sair cedo e vir aqui passear. Tomara que dê mais um pouco de neve - comenta Sadi, que só tinha visto neve nessa proporção há 35 anos, também na Serra.

Leia  Mais
Quinta-feira gelada tem ao menos 17 municípios com temperaturas negativas no RS
Solidariedade: saiba como ajudar grupos que promovem campanhas de arrecadação para enfrentar frio intenso
Gigantinho registra alta procura dos moradores de rua por abrigo na noite gelada de Porto Alegre

O funcionário público Isaías Fontoura também saiu de madrugada de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, com a filha adolescente e a amiga. As duas estavam em frente ao Lago São Bernardo, que é ponto turístico na região, jogando bolas de neve uma na outra.

- Vimos a neve pela TV e que tinha chance de neve até o meio-dia e viemos atrás. Está muito bonito. A alegria da minha filha é estar jogando neve - conta Isaías.

A contadora Débora Pires veio de mais longe. Ela e os amigos moram em Navegantes e chegaram do município de Santa Catarina no final da tarde de quarta-feira, motivados pela vontade de ver neve de perto. Queriam o pacote completo: jogar neve uns nos outros, fizer guerrinha e até boneco.

- Vimos a previsão e resolvemos enfrentar o frio. Estamos cheios de roupa, mas é muito lindo, então compensa. A gente adorou - afirma Débora.

O grupo se hospedou com o gaúcho Sérgio Caleiros. Morador do Cassino, o arquiteto diz que veio 11 vezes a São Francisco de Paula, se apaixonou pela cidade e, agora, resolveu se mudar para a cidade da Serra.

- Foi amor à primeira vista e, ontem (quarta), chegou ao ápice. Estou em busca de uma boa vida. Já trabalhei demais e aqui encontrei paz - revela Sérgio.

Durante a tarde, o sol abriu e a temperatura subiu para 3ºC. Com isso, boa parte da neve acumulada derreteu.

Rastros de neve desapareceram antes em Gramado

Em Gramado, mesmo pela manhã, já havia poucos rastros da neve da noite anterior. A exceção eram as manchas brancas percebidas em alguns telhados. Ainda assim, a cidade registrava mais movimento do que o normal, o que gerou trânsito nas ruas do Centro.

Jociele e Denis Zago chegaram a Gramado com a pequena Heloísa no sábado (24), para curtir as férias. A neve registrada na quarta foi uma grata surpresa para a família de Bauru, em São Paulo.

Leia Mais
Aprenda a fazer o arroz-doce com bergamota do chef Cássio 
Há oito anos, moradores  esperam por asfaltamento de beco na zona sul da Capital
Secretaria da Saúde do RS distribui mais de 119 mil vacinas nesta quinta-feira

- A experiência foi legal. Essa aqui (apontando para a filha) amou. Brincamos na neve, fizemos bonequinho - cita Jociele.

O casal Quezia Jamiles e Arqueu Farias, do Recife, em Pernambuco, está na cidade para passar a lua de mel. Eles ganharam a viagem de presente e chegaram na quarta às 23h.

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Recém-casados, Quezia Jamiles e Arqueu Farias são do Recife e passam a lua de mel em Gramado

- Só pegamos os últimos floquinhos, mas não a neve forte. Está sendo bem legal, porque é a primeira vez que estamos em um lugar frio - comenta a agente social.

Apesar de não terem se arriscado a mexer na neve, os recém-casados puderam ver pessoas brincando com os que havia sobrado dos flocos de gelo naquele horário.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias