Notícias



Receita do Leitor

Mousse de chocolate do Bruno: confira como preparar uma sobremesa refrescante

Doce é ideal para encarar os dias quentes do verão gaúcho

19/01/2022 - 09h45min


Anderson Dorneles / Divulgação
Receita refrescante para os dias mais quentes

No domingo passado, quem vive em Porto Alegre enfrentou calor de 40,1ºC – a quinta vez em pouco mais de um século que a temperatura passa dos 40ºC na Capital. Diante de tanto calor, uma das formas de se refrescar é consumindo alimentos gelados. Por isso, o professor de Gastronomia da Faculdade Senac Bruno de Azevedo Ivanoff, 43 anos, ensina a preparar uma mousse de chocolate refrescante. 

A receita é carregada de história. Foi criada no começo do século XX, na França, por Henri de Toulouse-Lautrec. O criador batizou a receita como “maionese de chocolate”, em função das técnicas para sua execução. 

– Por ser uma sobremesa gelada, ela é indicada para dias quentes. Mas nada impede que você consuma uma boa mousse em dias frios também – conta Bruno.

LEIA MAIS
Leitora ensina a preparar pudim feito com leite vegetal
Lasanha especial: confira como preparar a receita da Camila
Quiche da Yasmin: estudante de Nutrição ensina a preparar receita com apenas quatro ingredientes

Outro ponto positivo é a utilização de poucos ingredientes e a versatilidade da sobremesa. Você pode, se quiser, incrementar a apresentação acrescentando frutas, licores e diferentes tipos de chocolate. Nesta hora, explica o chef, não há limites para a criatividade. 

Para adornar a receita de hoje, Bruno utilizou pêssegos e figos, que proporcionam ao prato um complemento nos sabores já apresentados pelo doce.

MEU SEGREDINHO: /// – Prepare a receita, se possível, no dia anterior ao da degustação. Assim, o sabor estará ainda mais acentuado.

INGREDIENTES:
✔  150g de chocolate 70% cacau
✔  200g de creme de leite fresco
✔ 3 gemas
✔  1 ovo
✔  30ml de água
✔  45g de açúcar refinado
✔ Frutas da estação (opcional)

LEIA MAIS
Lentilha e farofa: aprenda a receita da Graciela
Atual vencedora do Concurso Culinária ensina a preparar mais uma receita de sucesso
Sorvete com whey: saiba como preparar a receita da Jana

MODO DE PREPARO:
/// Em uma tigela, misture as gemas, o ovo, o açúcar e a água. 

/// Leve essa mistura ao banho-maria, a aproximadamente 80ºC, e use um batedor de arame (fouet) para mexê-la até que aqueça e que o açúcar seja dissolvido. 

 /// Em seguida, leve a mistura à batedeira. Bata até esfriar.

/// Durante o processo, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Adicione o chocolate ao doce e, na batedeira, em velocidade baixa, misture bem.

/// Bata o creme de leite até formar ponto de neve. Após isso, misture ao preparo com cuidado. Leve para gelar e sirva como preferir.

/// Utilize frutas da estação para adornar o mousse. Para isso, grelhe na manteiga pedaços de pêssego e figo. 

RENDIMENTO: 4 porções
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias