Notícias



Cachoeirinha

Projeto oferece curso grátis de bateria  

Aulas estão disponíveis via YouTube. Iniciativa foi contemplada pelo Fundo da Cultura do município. 

25/01/2022 - 05h00min

Atualizada em: 30/01/2022 - 15h02min


Luke Santos / Reprodução/Divulgação

Após seis anos inativo, o Fundo da Cultura de Cachoeirinha (Fucca), na Região Metropolitana, retomou em 2021, subsidiando R$ 100 mil para 10 projetos de produtores culturais. Dentre os contemplados, está o baterista e professor de música Lucas Santos Silva, 31 anos, o Luke, como é conhecido por muitos. Ele inscreveu um projeto que há tempos desejava realizar, mas era difícil, pois não possuía recursos suficientes. A iniciativa contém 20 videoaulas de bateria disponibilizadas de forma online e totalmente gratuita. 

— Eu queria que fosse algo de livre acesso e, ao mesmo tempo, não concorresse com outras pessoas que vendem seus cursos, pois sei das dificuldades que nós, músicos, enfrentamos. Então, a ideia é que as minhas aulas seriam o ponto de partida para quem não tem condições ou acesso — disse Luke. 

Experiência é o que não falta para ser repassada aos alunos. Formado em licenciatura em Música em 2013, Luke toca bateria desde o início da sua adolescência. Além disso, atualmente, participa de duas bandas de metal, a Nigurah e a In Torment.  

LEIA MAIS
Em Esteio, idosos podem se inscrever em oficinas gratuitas
Após recuperação e treino para voltar a voar, Zoológico de Canoas solta aves silvestres na natureza

Dever cumprido

Os 20 vídeos foram disponibilizados em seu canal no Youtube (youtube.com/c/LukeSantos). Por lá, o público encontra outros vídeos, de curiosidades e dicas, que o Luke produziu ao longo de oito anos de canal. Segundo o baterista, após oito meses dedicado a esse projeto, a sensação é de dever cumprido: 

— É uma felicidade indescritível, foi feito com muito amor, acreditando que a educação musical é um poder muito grande de transformação na vida das pessoas. 

 Cultura descentralizada

O Fucca visa fomentar setores da cultura da cidade por meio do financiamento de projetos selecionados via edital. Este ano, cada projeto recebeu R$ 10 mil, para executar sua ação cultural no município até 31 de dezembro.  

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Cachoeirinha, Ildo Júnior, destaca a importância de projetos realizados mediante ao auxílio: 

 — Por ser pessoas de bairros diferentes e de diversas áreas, danças, músicas, história, entre outros, isso acaba descentralizando a cultura do município.  

De acordo com Luke, possivelmente, em algum momento, seu projeto até iria sair do papel, mas levaria muito mais tempo. Ele contou com a parceria de outras empresas para a realização do trabalho, mas destaca que o auxílio cultural fornecido pelo município foi fundamental na ajuda à construção de sua carreira: 

— É importante que nós, da cultura, tenhamos acesso a esses recursos, pra conseguir desenvolver nossos projetos e alcançar mais pessoas. No meu caso, teoricamente, o projeto acabou, mas as aulas estarão sempre lá, disponíveis para todos. 

LEIA MAIS
Menino de três anos recolhe lixo na praia para se tornar "super-herói dos peixes" e salvar o planeta
Três das cinco piscinas públicas de Porto Alegre seguem fechadas
Há qualificação: confira mais de mil oportunidades para aprender e trabalhar

Além do projeto realizado por Luke, outros nove foram contemplados. Veja quais foram selecionados: 

- A 1ª Mostra Cachoeirinha Conta Histórias, da proponente Gilce Rosane da Silva Castro, fez um registro documental da história da cidade, por meio da contação de histórias em seis escolas municipais da Zona Norte.  

- A REGIONALIA — Arte em Ação, do proponente Leandro Berlesi, trouxe um espetáculo musical que propõe o fortalecimento dos costumes e cultura regional.  

- A Mostra Graffiti Cachoeirinha, da proponente Sônia Zanchetta, promoveu um concurso estadual que selecionou dez grafiteiros para realizarem murais em superfícies cedidas pelo poder público, entidades e empresa localizadas na Av. Flores da Cunha.  

- O Museu de Rua da Cultura de Cachoeirinha, do proponente Luiz Felipe Schulte Quevedo, faz uma produção de obra visual, por dez artistas, sobre fatos culturais e históricos do município, com impressão em pôster lambe-lambe a ser distribuído em espaços públicos e/ou privados.   

- O Girassol, do proponente Paulo André da Silva Pereira, promoveu atividades culturais, como contação de histórias, artesanato e música, a serem desenvolvidas nas entidades APAE, Grupo Voluntários de Caridade, Instituto Ágora e Lar dos Idosos Nossa Senhora Aparecida.   

- A Coletânea Musical Arte Suburbana, da proponente Jordana de Oliveira Farias, produziu um material fonográfico de sete artistas locais, com show de lançamento e arrecadação de brinquedos para distribuição em comunidade carente do município, durante as festividades de Natal.  

- O Pier — Nos aproximando do Rio, do proponente Luiz Inácio de Oliveira, fez um vídeo-documentário sobre a importância da Praça Leonel Brizola, e o impacto que este espaço tem sobre a população como uma área de lazer, cultura, turismo e de preservação ambiental, através do contato com o rio.  

- O Cachoeirinha — Uma história que se conta dançando, da proponente Daiene Regina da Silveira, realizou um espetáculo apresentado em formato de curta-metragem, contando a história de Cachoeirinha por meio de diferentes estilos de dança, através de uma narrativa poética com a tradução em Libras.  

- O Bang Show Hip Hop, do proponente Jaison Santos Vieira, gravou um DVD em estúdio dos estilos Rap e Hip-Hop Dance. 

Produção: Leonardo Bender


MAIS SOBRE

Últimas Notícias