Notícias



Seu  Problema é Nosso

Moradores pedem manutenção de via no bairro Vila Nova

 Buracos ao longo da rua têm dificultado o trânsito de veículos e pedestres

01/03/2022 - 09h45min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Carros de aplicativos não se arriscam a subir, diz morador

Chegar, sair e permanecer em casa segue sendo um desafio para quem mora na Alameda Dois, na Estrada João Passuelo, bairro Vila Nova, em Porto Alegre. Os buracos ao longo da rua têm dificultado o trânsito de veículos e pedestres.  Além disso, a poeira que surge em dias quentes, como os que tem feito nas últimas semanas, tem impedido que alguns moradores deixem as casas abertas. Há quase dois anos, em junho de 2020, uma reportagem do DG mostrou a pavimentação improvisada feita por alguns moradores do local

O empresário Jair Morari, 44 anos, morador da região, conta que, atualmente, os vizinhos não têm condições financeiras para realizar uma intervenção semelhante à que foi feita:

– O dinheiro está curto para todo mundo. Na época, investimos cerca de R$ 7 mil. Nos dias atuais, nem tenho coragem de convidar nenhum vizinho.

LEIA MAIS
Sem asfalto na rua, moradores fazem sua própria pavimentação para amenizar os buracos
Apesar dos desafios, leitores persistem na busca por seus sonhos
Em São Leopoldo, projeto esportivo gratuito pede ajuda para investir em seus atletas

Ele explica que, após a intervenção feita pelos moradores, uma equipe da prefeitura esteve no local e colocou asfalto em parte da via. No entanto, há cerca de um ano, o trecho feito pela prefeitura apresenta diversos buracos. 

– Está bem complicado de andar. Nenhum carro de aplicativo quer se arriscar a subir.

O produtor de eventos Bruno Rolim Soares, 35 anos, conta que a mobilização da vizinhança por melhorias da via começou há cinco anos. Ele afirma já ter visto diversos moradores caindo ou tropicando nas pedras. Além disso, constantemente sabe de vizinhos que têm problemas em seus carros:

– A gente se sente muito frustrado e impotente. Foram diversas desculpas esfarrapadas e desinformações ao longo dos anos.

Mais diálogo

A comerciante Bethieli Piassini, 35 anos, mora na Alameda Dois desde a infância. Ela conta que um dos principais impactos das más condições da rua pode ser visto na quantidade de poeira que entra em casa sempre que um carro passa pelo local. Há alguns anos, explica a moradora, todos os vizinhos faziam questão de estar nas reuniões do Orçamento Participativo. No entanto, aos poucos, foram deixando de comparecer por não ver qualquer ação por parte do poder público:

– Todos nós trabalhamos. As reuniões ocorriam sempre às 21h, e era um esforço estarmos presente. Ficamos desmotivados e paramos de participar. 

A comerciante cobra também mais diálogo por parte da prefeitura. Ela explica que os vizinhos registram pedidos de manutenção da rua com frequência. Um deles foi feito pela fisioterapeuta Chaiane Prates, 37 anos. Ela relata que já registrou cerca de três solicitações. Mas nenhuma delas foi atendida. A reclamação mais recente gerou o protocolo 05767-22-70.

 LEIA MAIS
Após reportagem, doações de material escolar chegam a comunidades Em Viamão, terreno com vegetação alta e ponte interditada preocupam moradores Em Canoas, famílias relatam demora na realização do teste da orelhinha  

Prefeitura: novo pedido deve ser solicitado via OP

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), as equipes da Direção de Conservação de Vias Urbanas da SMSUrb programam uma vistoria para esta semana na Alameda Dois da Estrada João Passuelo “para avaliar necessidade de manutenção na via”. Porém, a pasta informa que os serviços que podem ser demandados pelo sistema 156 são referentes a problemas pontuais: “De acordo com a Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política, houve demandas da pavimentação atendidas na região na década de 1990 via Orçamento Participativo e, para um novo serviço desse porte, é preciso que seja encaminhado novamente via OP”.

A SMSUrb informou que “há pedidos protocolados no endereço da avenida principal, ou seja, na Estrada João Passuelo, o que gera erro no sistema. As equipes fazem a vistoria no endereço registrado pelo contribuinte e, quando a demanda pedida não é encontrada, o processo é encerrado. Por isso, ressalta-se a importância de registrar o endereço correto,  com fotografias”.

Produção: Kênia Fialho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias