Rosquinhas da família Oliveira: saiba como preparar a receita que é feita há três gerações - Notícias

Versão mobile

 
 

Receita do leitor27/04/2022 | 11h08Atualizada em 27/04/2022 | 11h08

Rosquinhas da família Oliveira: saiba como preparar a receita que é feita há três gerações

Aproveitando o clima de Dia das Mães que vem chegando, o DG apresenta um preparo com gostinho de infância

Rosquinhas da família Oliveira: saiba como preparar a receita que é feita há três gerações Reprodução / Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Da mãe (já falecida) para a filha e as netas (foto) Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Existem receitas familiares que são passadas de geração para geração. Os donuts preparados pela professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, falecida em 2020 vítima de covid, hoje é feita com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. Karina, que é moradora do bairro Fortuna, em Sapucaia do Sul, explica que cresceu vendo a mãe preparar as rosquinhas:

– Ela chamava de “rosquinha das nuvens”, porque são bem fofinhas. Minha mãe gostava de fazer sem cobertura. Nós incrementamos isso na receita.

LEIA MAIS
Malvcake de Maçã: aprenda o passo a passo da receita da Jana
Coxinha de morango: confira a receita do repórter Alberi Neto
Ovo de Páscoa de colher: conheça a receita da Natália

Virou negócio

A ideia de preparo dos donuts em família surgiu no início da pandemia, quando as escolas foram fechadas. A professora passou a ficar mais tempo em casa com as filhas.

– Meu esposo trabalha na linha de frente (é policial militar). Então, cozinhar se tornou um momento de união de todas nós.

O que começou como um passatempo logo em seguida se transformou em negócio. Karina explica que elas começaram a produzir para familiares e amigos. Mas, em pouco tempo, as encomendas foram aparecendo. 

– Neste momento, achei que as gurias ficariam envergonhadas. Que nada! Interagem com os clientes, postam nas redes sociais e ajudam nas entregas – comenta.

 Karina diz que a receita é uma das formas que encontrou de honrar a memória da mãe. Além disso, naturalmente, o preparo das rosquinhas na companhia das filhas é uma oportunidade de passar a receita para as novas gerações. Se quiser conhecer mais sobre o trabalho da família, acesse o Instagram @gostosurasdakaka2600.

MEU SEGREDINHO

/// – Coloque a cobertura enquanto as rosquinhas ainda estão mornas. Isso vai garantir que ela fixe ainda mais na massa. 

Os donuts preparados pela neuropedagoga e professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, que faleceu em 2020 vítima de covid, hoje é preparada com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. <!-- NICAID(15077264) -->
Use e abuse da criatividade para criar coberturasFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

LEIA MAIS
Lasanha especial: confira como preparar a receita da Camila
No mês da Consciência Negra, o chef Mamadou ensina a preparar o Caruru
Atual vencedora do Concurso Culinária ensina a preparar mais uma receita de sucesso

INGREDIENTES

Os donuts preparados pela neuropedagoga e professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, que faleceu em 2020 vítima de covid, hoje é preparada com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. <!-- NICAID(15077263) -->
Confira abaixo a lista de ingredientesFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Rosquinhas

 ✔  1 ovo
✔  1 copo de iogurte natural
✔  1 colher (sopa) de margarina
✔  4 colheres (sopa) de açúcar ou 2 colheres (sopa) de adoçante
✔  1/2 colher (sopa) de fermento químico
✔  Farinha de trigo até dar o ponto (até desgrudar das mãos)

Cobertura

 ✔  180g de chocolate meio amargo derretido em banho-maria
✔  Confetes, balinhas ou granulados a gosto

MODO DE PREPARO

/// Misture todos os ingredientes da massa e reserve por aproximadamente 20 minutos. A farinha de trigo deve ser peneirada.

Os donuts preparados pela neuropedagoga e professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, que faleceu em 2020 vítima de covid, hoje é preparada com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. <!-- NICAID(15077266) -->
Deixe cresceu de acordo com o tempo indicadoFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Estique a massa e corte em formato das rosquinhas. Você pode optar por fritar ou assar.

Os donuts preparados pela neuropedagoga e professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, que faleceu em 2020 vítima de covid, hoje é preparada com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. <!-- NICAID(15077267) -->
Você pode optar por fritar ou assarFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

/// Coloque a cobertura de acordo com seu gosto. Se desejar, você também pode rechear as rosquinhas.

Os donuts preparados pela neuropedagoga e professora Karina de Cássia de Oliveira, 43 anos, é um desses exemplos. A receita, que ela aprendeu com a mãe, Neila, que faleceu em 2020 vítima de covid, hoje é preparada com a ajuda das filhas Olívia, três anos, Alice, 11 anos, e Ana, 17 anos. <!-- NICAID(15077265) -->
Exercite a criatividade para criar coberturas diferenciadasFoto: Reprodução / Arquivo Pessoal

TEMPO DE PREPARO: 1 hora
QUANTIDADE: 20 unidades

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas 

Produção: Kênia Fialho

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros