Notícias



Seu Problema é Nosso

Bombeiros voluntários revitalizam praças em Balneário Pinhal

Grupo atua promovendo atendimentos de ocorrências e ações sociais na comunidade

17/05/2022 - 14h44min

Atualizada em: 17/05/2022 - 15h01min


Arquivo pessoal / Reprodução
A partir de parcerias e doações, os voluntários encararam uma reforma de dois dias para que a praça ficasse pronta para uma festa

Feliz e solidária. Assim foi a Páscoa de mais de 100 crianças de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, que puderam usufruir de uma festa na praça revitalizada Omar da Silva Quintanilha, na região central da cidade. 

A manutenção e a festa foram organizadas pelos bombeiros voluntários de Balneário Pinhal (CBVBP), após Rafael Wendelstein, 35 anos, integrante do projeto, perceber que o parque, localizado em frente ao quartel-general do grupo, precisava de reparos. 

– Víamos crianças indo no único brinquedo que tinha na praça. Percebemos a necessidade de ter um espaço mais adequado – explica o presidente do projeto, Daniel Schalemberger, 37 anos. 

LEIA MAIS
Moradores aguardam por reforma de ponte há dois anos
Buracos em calçada: mau cheiro, proliferação de mosquitos e risco de queda preocupam moradora
Paciente reclama de espera por cirurgia

Como estava perto da Páscoa, eles resolveram promover uma festa para a criançada depois da revitalização do espaço. A partir de parcerias, os voluntários encararam uma reforma de dois dias.

– Conseguimos fazer o pórtico de acesso, balanços e duas gangorras. Para os pequenos, que não tinham um espaço na pracinha, compramos um brinquedo. Também adicionamos bancos e decoramos o espaço com pneus e cordas – detalha Daniel. 

O grupo contou com a ajuda do comércio local, a partir da doação de cestas de Páscoa, cachorros-quentes e refrigerantes. Com recursos próprios, os integrantes completaram a comemoração com pipoca, e voluntários se fantasiaram de super-heróis.

Corrente do bem 

A revitalização da praça inspirou outra comunidade de Balneário Pinhal a fazer o mesmo. Moradores do bairro Magistério e bombeiros voluntários aproveitaram materiais que sobraram da pracinha Omar da Silva Quintanilha para dar uma vida nova ao parquinho da Rua Santa Rosa, na semana passada. 

Entre as melhorias do local estão a aquisição de uma casinha com escorregador, novos balanços, brinquedos de equilíbrio e um escorregador. Ainda foi possível decorar o local com pneus que estavam para descarte. 

– Plantar a semente de uma comunidade unida e vê-la florescer não tem dinheiro que compre – comemora Daniel.

arquivo pessoal / reprodução
A partir do exemplo da restauração da praça Omar da Silva Quintanilha, moradores do bairro Magistério e bombeiros voluntários reformaram o parquinho da Rua Santa Rosa

Sucesso

As parcerias fazem parte da história do grupo. Com o sonho de ajudar o Batalhão de Bombeiros Militares (9º BBM), que atende a região, com sede em Cidreira, um grupo de amigos decidiu dar início ao projeto em 2019. 

Para isso, buscaram ajuda com a comunidade para adquirir o caminhão e reformar o quartel-general. Na época, Daniel relatou ao Diário Gaúcho que a iniciativa foi acolhida pelos moradores da praia de Pinhal, que contribuíram com a arrecadação de recursos financeiros. 

Um ano depois, o grupo já atuava amplamente na comunidade, realizando ações sociais. Em novembro de 2021, os voluntários receberam autorização do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM/RS) para atuar nos atendimentos de ocorrências. Atualmente, o CBVBP já realizou mais de 300 atendimentos.

Como ajudar

/// É possível ajudar os Bombeiros Voluntários de Balneário Pinhal com colaborações financeiras por meio do pix 34.223.298/0001-10.

/// O grupo aceita doações de materiais, como roupas para a campanha do agasalho, diretamente na sede do CBVBP (Rua Tenente Penha, 2.090, Balneário Pinhal). 

/// Mais informações pelo Facebook do projeto, facebook.com/bombeirospinhal, ou por meio do WhatsApp (51) 99858-3006, com Daniel.

Produção: Júlia Ozorio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias