Notícias



Reforço

Com 102 novos leitos pediátricos, prefeitura espera aliviar gargalo no atendimento infantil em Porto Alegre

Capital tem emergências pediátricas atuando acima da capacidade desde abril; entre as vagas, 38 são permanentes e o restante, temporárias

02/05/2022 - 21h43min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail
Cristine Rochol / Arquivo PMPA/Divulgação
Prefeitura espera aliviar gargalo no atendimento infantil

Após semanas de superlotação nas emergências pediátricas, a prefeitura de Porto Alegre abre novas vagas para crianças em três hospitais a partir desta segunda-feira (2). Serão 102 novos leitos. A maioria ficará disponível apenas durante a chamada operação inverno, de maio até setembro deste ano, época com maior incidência de problemas respiratórios. A ampliação de leitos prometer aliviar a situação das emergências pediátricas que atuam desde o início de abril em superlotação.

LEIA MAIS  
Mais de 34 mil crianças estão com o esquema vacinal contra a covid-19 atrasado em Porto Alegre
Leitos pediátricos de hospitais de Porto Alegre seguem lotados
Primeiro dia de vacinação contra gripe para crianças tem baixa procura nos postos de Porto Alegre 

Os leitos perenes são os do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). São 20 novas vagas em leitos de internação, 12 de observação e seis de UTI, totalizando 38 — o dobro da oferta disponível atualmente. Segundo a médica Maristela Filippi de Oliveira, chefe do Setor de Pediatria do hospital, a ampliação deve aliviar a situação dos hospitais de forma geral. 

— Abrimos oito vagas hoje (segunda-feira) e, ao longo da semana, abriremos as restantes. Isso vai dobrar nossa capacidade. A esperança é que esses novos leitos ajudem a desafogar toda a demanda reprimida na Capital, inclusive nas UPAs — diz. 

Já os 64 leitos restantes serão encerrados em setembro, com o fim do inverno. São 29 vagas para internação no Hospital da Restinga e Extremo Sul e 35 para internação e observação no Hospital Vila Nova, que não possuía leitos pediátricos. 

Segundo o diretor-adjunto de atenção hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, Francisco Isaias, a ampliação ficou focada na oferta de mais leitos de internação, destinados a tratar casos leves e moderados, que é a grande demanda dos hospitais. 

— Atualmente, Porto Alegre conta com 274 leitos pediátricos de internação, sem contar os de UTI e de observação. Somando esses novos 79 leitos distribuídos entre o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, o Vila Nova e o da Restinga, ficaremos com 353 leitos de internação. Estamos conversando com a Santa Casa e Hospital da Criança Conceição para avaliar a abertura de mais vagas — diz.

A ampliação de leitos prometer aliviar a situação das emergências pediátricas que atuam desde o início de abril em superlotação, como o Hospital da Clínicas. Nesta segunda-feira, a instituição seguia sobrecarregada. Eram 23 crianças internadas para nove leitos disponíveis, uma taxa de ocupação de 255%. A maioria é por problemas respiratórios. 

Segundo a chefe do setor de pediatria do Clínicas, a médica Patrícia Miranda Lago, a criação de mais leitos de média complexidade permitirá que crianças internadas com quadros leves possam ser encaminhadas a essas novas vagas. 

— Desde o início de abril estamos vivendo essa superlotação. Esperamos poder transferir as crianças de menor gravidade para esses leitos, como os leitos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, que fica perto do Clínicas. Esperamos que ajude — projeta a pediatra. 

Novos leitos disponíveis a partir de maio:

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
todas perenes
///
20 leitos de internação pediátrica
/// 12 leitos de observação pediátrica
/// seis leitos de UTI pediátrica

Hospital Restinga e Extremo Sul
todas temporárias
///
29 leitos de internação pediátrica

Hospital Vila Nova
todas temporárias
///
30 leitos em nova enfermaria pediátrica
/// cinco leitos de observação em nova emergência pediátrica

Leia mais notícias do Diário Gaúcho  


MAIS SOBRE

Últimas Notícias