Polícia



Desaparecimentos na Capital

Mãe e filhos podem ter sido eliminados em casa da tortura na Vila dos Sargentos

Descoberta de local possivelmente usado para torturar vítimas do tráfico pode ajudar a esclarecer desaparecimentos ocorridos há quatro meses

13/05/2015 - 07h02min

Atualizada em: 13/05/2015 - 07h02min


Polícia Civil / Divulgação

A descoberta, na última semana, de uma casa supostamente usada para torturar vítimas do tráfico de drogas na Vila dos Sargentos, Bairro Serraria, na Zona Sul da Capital, renovou a esperança de ver solucionados os desaparecimentos de Sílvia Maria dos Passos, 40 anos, e dos seus dois filhos: Anderson dos Passos, 20 anos, e Kairo dos Passos Carvalho, cuja idade a polícia não soube informar. Moradores da vila, eles teriam sido atacados por criminosos ligados à facção dos Bala na Cara - que dominam o tráfico local - no dia 11 de janeiro. Desde então, não foram mais vistos.

- Há fortes indícios de que foram executados, mas, depois de arrancados de casa, os corpos não foram mais vistos - afirma a delegada Jeiselaure Souza, que investiga o caso pela 5ª DHPP.

Buscas com o uso de cães farejadores já foram feitas em um descampado próximo à Estação de Tratamento de Esgoto aos fundos da vila e foram encontrados sinais de covas, porém, não havia nenhum corpo no local. A polícia aguarda resultados comparativos de material genético colhido na casa da tortura revelada na semana passada. Não é descartada a possibilidade de que vítimas fossem esquartejadas naquele local.

Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de polícia

- Havia sinais de sangue por todos os lados e instrumentos provavelmente usados em tortura - comenta a delegada.

Polícia apura paradeiro de taxista desaparecido em Porto Alegre
Refém de bandidos em Porto Alegre, taxista de 22 anos é torturado

Sílvia tinha um histórico relacionado ao tráfico de drogas na Vila dos Sargentos. Segundo a apuração da polícia, ela conhecia todas as movimentações do bando e guardava armas e drogas para a quadrilha. A suspeita é de que tenha entrado em desacordo com os líderes locais dos Bala na Cara.

 
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Sílvia foi arrastada de casa

No dia 11 de janeiro, três homens encapuzados atiraram contra Anderson e invadiram a casa da irmã dele, onde estaria Sílvia. Arrastada pelos cabelos, ela foi jogada dentro de um carro. Anderson, baleado, também teria sido arrastado por pelo menos 50m até a entrada do Beco dos Amigos. Depois, não foi mais visto.

O outro irmão, Kairo, teria sido sequestrado no mesmo dia. Testemunhas dizem que ele foi executado, mas o corpo nunca apareceu.

Histórico de ataques contra mulheres na Vila dos Sargentos:

/// Em junho de 2011, Glecy Godoy Alvarenga, 56 anos, foi executada a tiros dentro de casa, no Beco do Sete Facadas, diante dos netos.

/// Em janeiro de 2012, Maria de Lourdes Moreira Mendes, 55 anos, foi morta com tiros na cabeça na porta de casa, na Rua D.

/// Em fevereiro de 2012, Zuleica da Silva, 34 anos, foi arrastada até dentro da própria casa, na Rua D, onde estavam os filhos, e executada com tiros na cabeça e na barriga. No ano anterior, os criminosos já haviam tentado executá-la em frente às cinco crianças com tiros no rosto.

/// Em novembro de 2014, Taís Santos da Silva, 25 anos, foi executada com seis tiros e espingarda calibre 12 entre o rosto e a cabeça. Ela havia sido arrastada de dentro de casa diante dos quatro filhos por dois homens encapuzados.

*Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias