Seu problema é nosso
Moradora de Minas do Leão está sem energia elétrica há seis meses
Ceee indeferiu o pedido de ressarcimento de Janaina por falta de orçamentos completos
A agente social aposentada Janaina Lima Machado, 44 anos, moradora de Minas do Leão, nunca esquecerá a noite de 1° de novembro de 2016. Um temporal que atingiu a região derrubou três postes de energia na Estrada Municipal, Bairro Coreia, onde mora.
Um deles arrastou o poste da casa de Janaina e, com ele, toda a fiação de luz interna. Desde então, a residência está sem energia elétrica, e a moradora aguarda pelo ressarcimento dos danos, prometido pela Ceee.
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Segundo Janaína, a Ceee esteve no local em 10 de novembro e fez uma vistoria. Após constatar que um poste da companhia e uma catástrofe natural haviam causado a queda do poste dela, a equipe garantiu que o prejuízo seria ressarcido – mas isso não aconteceu.
– Toda a fiação da nossa casa veio abaixo, quebrou o poste, o medidor, relógio e parte do muro. Já entrei em contato com a ouvidoria mais de 20 vezes e, mesmo assim, nada foi feito. Eles substituíram as estruturas que caíram, que eram de madeira e estavam podres, por novas de concreto, mas meu poste e minha casa, estão tratando com descaso – queixa-se Janaina.
Adaptação
Sem energia, a família precisou se adaptar. Há sempre estoque de velas, um gerador a gasolina e uma luminária de emergência, que Janaína carrega na casa da sogra – onde utilizam também geladeira e televisão.
Janaína afirma que recebeu cobranças de luz entre os meses de dezembro e abril:
– Estou há seis meses sem luz e eles mandam contas de energia como se tudo estivesse normal.
Sem condições financeiras de comprar o material, pagar mão de obra e reconstruir o muro, Janaina esgotou as possibilidades de ajuda. Foi à prefeitura, ao Procon e, mesmo assim, ainda espera.
– A Ceee pediu que eu levasse três orçamentos para que eles pudessem encaminhar o ressarcimento. Fiz todo processo como solicitado e continuo esperando. Vou ficar sem luz para o resto da vida? – questiona a moradora.
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Ceee indeferiu ressarcimento
Segundo a Ceee, Janaína pediu o ressarcimento de danos em 3 de novembro do ano passado, e a vistoria foi feita em 7 de novembro. Partindo desta data, a moradora tinha 90 dias para apresentar orçamentos para a realização do serviço. No entanto, conforme a companhia, em 18 de janeiro, Janaína foi orientada de que os orçamentos apresentados não estavam de acordo com a norma (faltavam informações para emissão de parecer).
Como não houve mais retorno de Janaína, a Ceee indeferiu o pedido de ressarcimento em 23 de março passado. Sobre a cobrança das contas de luz, a companhia não respondeu.
O secretário de Assistência Social de Minas do Leão, André Kern, informou que a prefeitura está ciente do problema de Janaina. A situação foi encaminhada para avaliação social para que a moradora seja enquadrada nos programas sociais vigentes. No momento, a prefeitura aguarda um laudo da Ceee, que é a responsável pela solução, dizendo quando e como o caso será resolvido. Só após receber o laudo, poderá avaliar como ajudá-la.