Seu problema é nosso
Sem ação da prefeitura, moradores organizam vaquinha para reformar praça, em Viamão
A situação precária da pracinha da comunidade Jardim Cocão, em Viamão, motivou os moradores a organizarem uma vaquinha na internet para revitalizar o espaço
Banco sem assento, lâmpadas queimadas, mato e balanço sem correntes. A situação precária da pracinha da comunidade Jardim Cocão, em Viamão, motivou os moradores a organizarem uma vaquinha na internet para revitalizar o espaço. O local está há quatro anos sem manutenção, afirmam os moradores.
Leia mais
Com braço fraturado, idosa aguarda por cirurgia desde 2014, em Gravataí
Área próxima a ponto turístico de Torres está com obras paradas desde 2015
Mãe entra na Justiça para conseguir medicamento que não está disponível no SUS
— Todo ano tentamos fazer uma festa junina ou alguma coisa para as crianças mas, com o mato alto, não tem como — conta o técnico em enfermagem Jefferson Nascimento Maciel, 23 anos, um dos moradores que resolveu agir.
Ele explica que a pracinha não tem mais condições para as crianças brincarem. Com brinquedos enferrujados, estragados e roubados, os pequenos perderam o único espaço para se divertir.
— As crianças podem se machucar — ressalta Jefferson.
O técnico em enfermagem conta que várias reclamações foram dirigidas à prefeitura e até mesmo ao legislativo municipal, como provam documentos apresentados à reportagem. No entanto, nada foi feito. Na última vez em que a pracinha recebeu reparos, em 2014, foram os próprios moradores que se movimentaram.
— Eu tenho uma bíblia de protocolos — brinca o técnico em manutenção e líder comunitário Adão de Mattos Santana, 53 anos.
Ele conta que a briga por melhorias no bairro é antiga, começando no tempo em que ele dirigia a Associação de Moradores do Jardim Cocão, no período de 2007 a 2012.
— Estamos abandonados há mais de cinco anos — critica Adão.
Cadê?
Jefferson e Adão contam que, em 2016, um grupo de homens vestindo uniformes com a identificação da prefeitura apareceram na pracinha e levaram o escorregador. Entretanto, o brinquedo jamais voltou ao Jardim Cocão.
— Disseram que iam fazer manutenção, meu pai e outros moradores viram — afirma Jefferson, que também relata que a prefeitura negou ter mandado alguém.
— As crianças perguntam: "seu Adão, quando vão trazer nossos brinquedos?" — expõe o líder comunitário.
Previsão de reparos em duas semanas
A assessoria de imprensa da prefeitura de Viamão informou que "segue um cronograma de manutenções urbanas, sendo que a previsão de reparos da pracinha da comunidade do Jardim Cocão é de duas semanas". O comunicado oficial ainda informa que a prioridade do poder executivo municipal é "manutenção de locais utilizados para os eventos cívicos".
Sobre o escorregador que foi retirado da pracinha, a prefeitura alega desconhecer o caso.
Saiba como ajudar
— Doe por meio da vaquinha online criada pelos moradores.
— Os valores doados serão administrados pela tesouraria da Associação dos Moradores do Jardim Cocão.
— Quer saber mais informações ou outras formas de ajudar? Entre em contato com Jefferson pelo telefone (51) 99279- 7701.
*Produção: Ásafe Bueno