Transporte público
Demora nos ônibus de Viamão gera reclamações entre passageiros
Usuários do transporte coletivo de Viamão reclamam de atraso nas linhas municipais e intermunicipais. Há relatos de mais de uma hora de espera.
Paciência. Esta é a palavra que guia os usuários do transporte público em Viamão. Isso porque, segundo os passageiros, os horários dos coletivos não costumam ser cumpridos — ou são muito espaçados entre um ônibus e outro. Assim, é preciso calma para aguardar pelos veículos. O problema afeta tanto as linhas municipais quanto as que vem até a Capital, ambas operadas pela empresa Viamão.
Leia mais
Ônibus apresentados como "novos" pela prefeitura de Canoas rodam desde 2012
Passageiros da Vicasa reclamam das condições dos ônibus e do tempo de espera
Como estão os terminais de ônibus de Porto Alegre
Na Parada 42, na região do bairro Viamópolis, por exemplo, usuários relatam espera superior a meia hora em linhas como Florescente, Universal e Vila Elza, tanto nos itinerários que circulam dentro de Viamão, quanto nos que vêm até a Capital. O local também é onde os usuários podem fazer a integração entre as linhas que vêm da Capital com as municipais.
Usuária da linha Florescente, a auxiliar de cozinha Anderlise Franciele de Campos Bica, 24 anos, sofre com as demoras e a falta de cumprimentos dos horários.
— Hoje (ontem) demorou tanto que precisei pegar outro ônibus, fazer uma baldeação e gastar mais com passagem. A gente acaba saindo no prejuízo — reclama Anderlise.
Na visão da auxiliar de cozinha, as condições dos veículos também incomodam, em alguns casos:
— Já peguei ônibus que estavam bem sujos, com muita poeira.
Usuária da linha Vila Elza, a cabeleireira aposentada Rosane Fernandes Aguirre, 59 anos, não se preocupa tanto com a condição dos veículos, mas sim com os atrasos. Na manhã de ontem, ela já aguardava há mais de uma hora na Parada 42.
— Não sei por que demora tanto até vir o ônibus. Muitas vezes, eu desisto de sair de casa, principalmente, aos finais de semana.
Complicado
O principal terminal de ônibus de Viamão fica no Centro, ao lado da sede da empresa que opera o transporte público no município. Os olhares ansiosos de quem espera se voltam para o portão da companhia a cada novo veículo que sai. A expectativa é pela vinda da linha necessária, o que também costuma demorar.
A assistente de telemarketing Jenifer de Oliveira, 25 anos, conta que os horários dos veículos são muito espaçados, complicando a espera. Usuária da linha Esmeralda, ela diz que tanto os veículos municipais quanto os intermunicipais costumam demorar para passar. Enquanto acalma o filho Pedro, quatro anos, ansioso pela chegada do ônibus, ela relata o problema enfrentado rotineiramente:
— Estou ao lado de empresa e, mesmo assim, há quase meia hora aqui esperando um ônibus para o Centro de Porto Alegre.
Responsável pela operação do transporte na cidade, a empresa Viamão não atendeu as ligações do jornal durante a tarde de ontem. O contato foi feito por meio do telefone disponibilizado na página da companhia, que também deveria atender aos usuários.
Prefeitura vai rastrear ônibus via GPS
Responsável pela fiscalização do transporte municipal, a Empresa Pública de Trânsito de Viamão (EPTV) deve lançar, no próximo ano, um aplicativo para que os próprios usuários fiscalizem os ônibus. Além disso, a própria administração municipal também seguirá com este serviço. Segundo o diretor operacional de transportes da EPTV, Marco Antônio Azevedo, atualmente, somente três fiscais estão disponíveis para fiscalizar cerca de 600 horários diários do transporte municipal.
— Com esse número fica impossível fiscalizar tudo. Então, como licitamos o transporte recentemente, umas das exigências da licitação é o GPS nos veículos. A partir do início do ano, a EPTV já poderá fiscalizar o itinerário dos ônibus. E até o fim de 2019, pretendemos liberar um aplicativo para que os passageiros também vejam onde está cada ônibus.
O diretor da empresa pública também explica que alguns atrasos estão sendo gerados pelas obras do viaduto que está sendo construído na ligação da RS-040 com a RS-118, duas vias de grande movimento:
— Com a obra, tivemos de desviar muitas linhas para vias internas, junto com os carros. São pistas menores, e isso está carregando o trânsito. Acaba gerando ainda mais atraso.
Metroplan reconhece problema
Danilo Landó, diretor do departamento de Transporte Metropolitano da Metroplan, responsável pela fiscalização de 42 empresas em 72 municípios do Estado, explica que realmente é difícil a entidade conseguir fiscalizar todas as linhas de ônibus abrangidas na entidade.
— Temos 25 ficais para 1,3 mil linhas e 11 mil horários por dia, em todo o RS. Então, fazemos o que está dentro do alcance. Buscamos sempre atender as reclamações que chegam até nós.
O diretor garante que, no caso de Viamão, realmente existe um número menor de veículos atendendo fora dos horários de pico. Isso ocorre em razão da falta de demanda, segundo Danilo.
— Nestes casos, o usuário que precisa vir a Porto Alegre, pode pegar um ônibus municipal até a parada 42 e lá fazer a integração com um metropolitano gratuitamente.
O responsável pelo transporte metropolitano pede que os usuários entrem em contato com a Metroplan quando quiserem reclamar de situações como o atraso nas linhas.
Como reclamar
Linhas municipais
— É possível falar com a prefeitura através do 156 ou com a EPTV pelo (51) 3485-8950.
Linhas intermunicipais
— O contato com a Metroplan pode ser feito pelo 0800-510-4774. Também pode ser encaminhado e-mail para atendimentoaousuario@metroplan.gov.br.