Reforço
Número de equipes trabalhando nas praças da Capital será ampliado durante o verão
Entre dezembro deste ano e março de 2019, o número de equipes para atendimento das praças será maior. De 10 equipes atuais, o quadro passará a contar com 18
Com a chegada do calor, a procura por locais de lazer tende a aumentar, com um fluxo maior de pessoas circulando pelas 637 praças e pelos nove parques de Porto Alegre. Entretanto, alguns destes pontos ainda não estão 100% em condições de receber a população. O Diário Gaúcho vistoriou as condições de oito praças e parques da Capital. Todos os espaços de lazer visitados deixam a desejar em algum dos pontos analisados. Para reverter este cenário, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que deve ampliar o número de equipes trabalhando nas praças da Capital durante o verão.
Leia mais
Saiba como estão as condições dos parques e praças de Porto Alegre para o verão
Como estão os terminais de ônibus de Porto Alegre
Blitz do DG volta em ruas esburacadas de Porto Alegre
Em nota, a SMSUrb, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), garantiu que, ao longo deste mês os trabalhos estão sendo ajustados. Com isso, entre dezembro e março de 2019, o número de equipes para atendimento das praças será maior. De 10 equipes atuais, o quadro passará a contar com 18. Assim, a previsão é de que os locais recebam serviços em intervalos menores. Conforme a nota, com número menor de equipes, a capacidade de atuação era de 200 locais por mês, com rotatividade prevista de três em três meses. Portanto, durante o verão, esse tempo deve diminuir.
— Devido ao calor alternado com as chuvas, temos um crescimento maior da vegetação. Portanto, com o adicional de equipes, pretendemos aumentar a frequência dos serviços e, consequentemente, o conforto das pessoas que frequentam as praças durante o verão, para que as famílias possam usufruir esses locais de forma mais tranquila e segura — afirma o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.
O DMLU também está preparando a orla dos bairros Belém Novo e Lami para a temporada de verão. E o serviço de capina, limpeza, roçada de praças e áreas verdes junto as praias foi realizado no início deste mês. A manutenção dos sanitários públicos da orla foi finalizada no dia 1º de novembro .
Adoção
Mesmo tomando ações próprias para dar conta dos cuidados com estes espaços públicos, a administração da Capital pretende terceirizar este serviço, facilitando a adoção destes locais. A prefeitura já encaminhou ao legislativo dois projetos que mudam as regras para a manutenção e o uso destes espaços públicos. Além de empresas, pessoas físicas também poderão solicitar a tutela de praças, parques, canteiros, ciclovias, fachadas de prédios públicos e até de monumentos. Em troca, a iniciativa privada poderia explorar comercialmente os locais, realizando eventos ou espalhando publicidade, entre outras ações.
O prefeito Nelson Marchezan acredita que as propostas não deverão enfrentar dificuldades para serem aprovadas. Entretanto, não há previsão para que as votações ocorram.