Seu Problema é Nosso
Em Viamão, buraco causa transtornos fora e dentro de casa
Desde 2017, a família do comerciário Francisco Camargo, que mora na Rua Sepé Tiaraju, no bairro São Lucas, espera por solução
Entra ano, sai ano, e o buraco só aumenta. Desde 2017, a família do comerciário Francisco Camargo, 50 anos, aguarda pelo conserto da cratera em frente à residência, na Rua Sepé Tiaraju, no bairro São Lucas, em Viamão. Os transtornos causados no local são inúmeros, desde danos em carros até alagamentos dentro de casa com a água que retorna.
– Há três anos estamos esperando a vinda da prefeitura. Fizemos protocolo solicitando o conserto e, no sistema, consta que o serviço foi feito e pago em maio do ano passado, mas nunca vieram ver. O buraco aumentou essa semana, está quase tomando conta da frente da casa – detalha o comerciário.
Segundo ele, um poste de luz fica rente à abertura e existe o temor de que possa tombar se a terra ceder um pouco mais. O morador destaca que o buraco foi vistoriado apenas por políticos da cidade. No entanto, não houve qualquer solução.
LEIA MAIS
Menina com paralisia cerebral faz vaquinha para realizar cirurgia, em Novo Hamburgo
Professora reaproveita sacos de ração e faz ecobags, estojos e mochilas para doar em Santa Cruz do Sul
Escola Municipal de Porto Alegre arrecada celulares para alunos terem acesso à aulas remotas
Quedas
Em dias de chuva, a incomodação é certa, pois a água retorna pelo encanamento da casa e inunda o banheiro. Com isso, invadem a residência a sujeira e o mau cheiro.
– Parece que moramos em frente ao Guaíba, de tanta água. Não tem vazão, porque o buraco está entupido, e a água tem que sair por algum lugar – relata Francisco.
Com frequência, carros acabam caindo no buraco. De acordo com o morador, na semana passada, foram três veículos que ficaram ao passar pela rua. Mas não são só automóveis que caem: uma criança e um cachorro já foram parar dentro da cratera.
– Próximo daqui, há uma escola pública. Agora, não tem aulas, mas diariamente víamos as crianças passando perto do buraco, caminhando pelo meio-fio. É muito perigoso. Inclusive, meu pai já sinalizou com faixas para alertar quem passa – recorda a filha de Francisco, a auxiliar administrativa Ísis de Almeida Camargo, 22 anos.
Conserto prometido em até 10 dias
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Viamão afirmou que os buracos na Rua Sepé Tiaraju são resultado das chuvas intensas. Conforme o órgão, a Secretaria de Obras prevê que o problema seja resolvido em um prazo de 10 dias úteis.
Sobre a demora no atendimento da solicitação, o poder municipal justifica que a demanda da Secretaria de Obras está maior devido ao afastamento de servidores que são do grupo de risco em relação ao coronavírus.
Produção: Caroline Tidra