Receita do Leitor
No mês da Consciência Negra, o chef Mamadou ensina a preparar o Caruru
O prato é um cozido tradicional da culinária afro-brasileira
O Dia da Consciência Negra faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, que ficava no Nordeste do Brasil. Em alusão ao ano do cinquentenário do 20 de Novembro, aprenda a preparar o caruru. O cozido é tradicionalmente um acompanhamento do acarajé, outro prato típico da culinária afro-brasileira. Quem ensina a preparar a receita é o chef e professor da Faculdade Senac Mamadou Sène, 67 anos:
– É um prato de origem africana. Ele foi trazido pelos escravos que vieram da África e o incorporaram na culinária baiana.
Mamadou chegou ao Brasil em 1979, e, em Porto Alegre, onde vive até hoje, em 1983. Ele conta que o 20 de Novembro é uma data que traz muitas lembranças de Oliveira Silveira, poeta gaúcho que idealizou o Dia da Consciência Negra.
LEIA MAIS:
Confira como preparar o bolo girassol da Débora
Veganismo: conheça três receitas sem ingredientes de origem animal
Aprenda a preparar o macarrão de forno da Fran
– Me orgulho de ter tido ele como amigo. Nossas conversas sempre eram sobre a valorização do negro e sobre a literatura africana. É uma data que deve ser comemorada e debatida com ideias concretas – afirma o chef.
MEU SEGREDINHO: /// – Muita gente me fala que gosta de quiabo, mas não come por causa da baba que ele libera. Para tirar a baba, corte o quiabo em rodelas finas e espalhe em uma peneira larga. Ferva água, coloque por cima do quiabo e deixe escorrer. Você também pode substituir a água quente por suco de limão ou vinagre branco.
INGREDIENTES:
✔ 600g de quiabo picado
✔ 100g de camarão seco
✔ 80g de castanha de caju
✔ 4 coxas e sobrecoxas de frango
✔ 40g de cebola picada
✔ 2 dentes de alho picados
✔ 60ml de azeite de dendê
✔ 2 colheres (sopa) de coentro fresco picado
✔ 40g de gengibre picado
✔ 1 litro de caldo de frango
✔ 2 pimentas dedo de moça picadas e sem sementes
MODO DE PREPARO:
/// Bata o camarão e a castanha de caju no liquidificador ou no processador e os transforme em pó.
/// Esquente o dendê na panela, doure as coxas e sobrecoxas dos dois lados e reserve.
/// Coloque a cebola e o alho até começar a dourar. Adicione o gengibre, o pó de camarão com castanha de caju e o quiabo e refogue por 5 minutos.
/// Junte as coxas e sobrecoxas, cubra com o caldo de frango e, assim que começar a ferver, verifique o sal, adicione a pimenta e metade do coentro fresco. Cozinhe de 15 a 25 minutos até que quiabo e o frango fiquem macios.
/// Montagem: coloque o que restou do coentro. Sirva acompanhado de arroz.
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos
RENDIMENTO: 4 porções
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Kênia Fialho