Notícias



Skate

Um novo espaço para os skatistas em São Leopoldo

Grupo de praticantes realizou adoção de área sob os trilhos do trensurb, na Avenida Mauá, para construir uma pista no local.

29/01/2022 - 05h00min


 A prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), firmou parceria com o grupo de skatistas Plaza do Brooklyn. O grupo realizou a adoção de uma área sob os trilhos do trensurb, na Avenida Mauá, no bairro Duque de Caxias, para realizar a prática do esporte e futuramente construir uma pista de skate. O local receberá o nome de Skate Plaza Street. 

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Douglas Rodrigues, também conhecido como Dalua — que inclusive foi campeão mundial de skate downhill — os skatistas já utilizavam aquele espaço, mas ainda não era regularizado. Após atender todas as exigências necessárias, com o objetivo de evitar qualquer irregularidade e manter a segurança de todos que frequentam o local, o documento foi assinado, autorizando a utilização. 

 — Desde que assumi como secretário, tínhamos essa demanda. Fui até o local e juntos começamos a estruturar essa ideia, foram muitas conversas com a comunidade, com secretarias e usuários da área para chegar na melhor solução para todos — conta Douglas. 

LEIA MAIS:
Homem é preso em flagrante após arrombar sede da Vigilância em Saúde de São Leopoldo
Pesquisa do Procon aponta variação de até 460% nos preços de materiais escolares em Porto Alegre

Para todos

Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo estimular os esportes nos mais diversos cantos da cidade, descentralizar a prática do skate e levar oportunidade para todos. Ele ainda aproveita para destacar o papel do grupo de skatistas: 

— Essa turma está de parabéns pelo empenho com as áreas públicas da cidade, precisamos de mais grupos assim, porque juntos construímos uma cidade melhor. 

Depois de várias conversas com as secretarias, foi acordado que os skatistas têm a responsabilidade de manter o local limpo e organizado. Além disso, devem e respeitar o horário de silêncio do bairro.  

— Todos os skatistas estão cientes de que há residências dos dois lados da área, então é nosso dever e obrigação respeitar o horário de silêncio, que é a partir das 22h. Também pretendemos fazer barragens no entorno da pista, para que nenhum skate atinja algo ou alguém, em uma manobra mal realizada — diz o skatista Rafael Eré, 33 anos, representante do grupo Plaza do Brooklyn. 

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Eré aprendeu a dar suas primeiras manobras no local

Sonho antigo é realizado 

Para Eré, que aprendeu a dar suas primeiras manobras ali mesmo, a regularização do local era um sonho antigo. Quando questionado sobre outras pistas na cidade ele diz: 

— São Leopoldo possui outras pistas, mas quem anda de skate e tem o mínimo de conhecimento, sabe que é perigoso praticar o esporte em qualquer uma delas. 

Ele ainda aproveitou a fala para destacar a importância e gratidão do trabalho que as secretarias realizaram para conseguir a liberação da pista. 

— Não recebemos auxílio financeiro, mas sem a ajuda deles ainda estaríamos patinando no mesmo lugar. 

LEIA MAIS:
Educação emocional para fortalecer os jovens
Em Esteio, idosos podem se inscrever em oficinas gratuitas
Guarda-vidas inicia travessia de 400km pela costa gaúcha, de Torres a Rio Grande

Para ajudar  

- Caso você queira ajudar financeiramente, doar materiais para a pista, participar ou saber mais detalhes sobre o projeto, pode entrar em contato diretamente com o Rafael Eré pelo WhatsApp (51) 98105-1501 e, também, com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Leopoldo pelo email secretariaesportes@saoleopoldo.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3568-8223.  

Produção: Leonardo Bender 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias