Pergunte ao DG
Aumento repentino na conta de água, o que pode ser?
Em seção especial, Diário Gaúcho responde dúvidas de leitores. Para enviar sua questão, entre em contato pelo WhatsApp (51) 99759-5693
No bairro Ipiranga, em Sapucaia do Sul, um aumento na conta de água assustou o leitor Cleoni Francisco, aposentado da área fabril. Em 2022, ele viu os valores passarem da faixa de R$ 200 para R$ 350 ou mais. Cleoni disse que entrou em contato com a Corsan e que foi informado de que a alta se deu por conta da taxa de esgoto.
Ainda com dúvidas sobre o que estava acontecendo, ele chamou o DG para reclamar e questionar:
— Por que houve esse aumento na conta de água? Isso está certo?
A assessoria de comunicação da Corsan enviou a resposta.
LEIA MAIS
Ônibus: depois da pandemia, eles voltarão ao normal ou não?
Embalagens menores no supermercado
Saiba identificar um recenseador do IBGE
O setor informa que o aumento de valor nas faturas está correto e é decorrente da prestação do serviço de coleta e tratamento de esgoto. O valor deste serviço é 70% do preço do metro cúbico de água. Todos os imóveis ligados ao sistema público de esgoto têm de pagar a taxa — que é mensal, como pontua a resposta.
Segundo a assessoria, os reajustes de valores são comunicados em mensagem na fatura do mês em que a mudança incidir. Já quanto a novos serviços ou alterações de categorias e/ou economias, o usuário é comunicado via documento entregue pelos Correios.
Sobre formas de pagamento, a resposta reiterou que a fatura pode ser quitada em agências bancárias conveniadas, por meio de débito em conta corrente, por código de barras em aplicativos e também via Pix. Se não for possível pagar a fatura completa, é possível parcelar, com entrada de 35% do valor total e o restante em parcelas a serem incluídas nas faturas seguintes.
Produção: Isadora Garcia