Seu Problema é Nosso
Há 10 anos, comunidade pede melhorias em via à beira-mar, em Balneário Pinhal
Trecho da Avenida Pampa próximo à orla está com obras inacabadas, o que causa transtornos para quem tenta travesseia até a praia; prefeitura afirma que intervenção foi retomada em novembro
Para aproveitar o tão esperado descanso à beira-mar, quem vai à praia pela Avenida Pampa, em Balneário Pinhal, precisa lidar com uma via sem asfalto, cheia de buracos, poças d’água e montes de areia. Moradores e veranistas pedem melhorias na avenida há mais de 10 anos, mas afirmam que nada foi feito até o momento.
Segundo o aposentado Davi Fridrich, 70 anos, que veraneia em Pinhal desde guri, uma obra na via foi iniciada há cerca de uma década, mas não foi concluída. Foram pavimentados trechos e instalada iluminação. Porém, a quadra que dá acesso ao mar não foi terminada, gerando insatisfação nos banhistas.
– Tem que ver a dificuldade que é para pessoas mais velhas chegarem à praia por ali, é muito complicado, é uma vergonha. Só prometem arrumar e nada. Enquanto isso, pagamos impostos todos os anos – analisa o aposentado.
LEIA MAIS
Via de acesso à praia em Balneário Pinhal segue sem finalização de obra
Reparos em avenida que dá acesso à praia ficam na promessa, em Balneário Pinhal
Avenida inacabada complica acesso à praia, em Balneário Pinhal
Reclamação semelhante é feita pelo vizinho, o consultor industrial Luis Antônio Garcia, 61 anos, que veraneia em Pinhal há 15 anos.
– A situação da rua sempre me incomodou, mas decidi tomar uma atitude quando vi uma pessoa tentando realizar o trajeto até a praia utilizando uma cadeira de rodas. Como não conseguiu, por encontrar muitas dificuldades, foi embora. Aquilo me chateou. Uma pessoa ir para a praia e não conseguir acessá-la? Não deveria ser assim – reflete Luis, que registrou o protocolo 587/2018 na prefeitura pedindo intervenções na via, mas não foi atendido.
Arroio
Outro problema relatado pelos veranistas e moradores é referente ao Arroio Pampa, que divide a avenida e também teve projeto inacabado. O escoamento, a canalização e a contenção do córrego estão incompletos, fazendo com que a água invada a via quando há ressaca ou chuva.
– O valão fica cheio de lixo e não é limpo com frequência. Então, tudo que é detrito vai para o mar. Tem vezes que fica com odor forte e, quando chove ou tem ressaca do mar, acontece de, por não ter contenção, vazar o valo para as ruas e chegar nas casas. Aí, tudo fica com cheiro ruim – explica Davi.
Histórico
Em 2018, a comunidade organizou um abaixo-assinado com cerca de 200 assinaturas, pedindo continuidade da pavimentação da pista, construção de um passeio de pedestres e também melhorias na tubulação do canal de drenagem do arroio que corta a via.
No ano seguinte, o DG contou duas vezes a frustração de quem circula pelo local. Na primeira, a prefeitura disse que as obras da Pampa tiveram início há cerca de 10 anos e que o arquivo do projeto não foi encontrado, impossibilitando a continuidade das obras. Porém, prometeu melhorias para o escoamento do arroio para abril daquele ano. Na segunda vez que a prefeitura foi procurada pela reportagem, já havia passado meses do prazo da conclusão das obras. A administração, então, anunciou nova previsão para as melhorias, no segundo semestre do ano. O que também não se concretizou.
Obras começaram, diz prefeitura
Por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura de Balneário Pinhal informou que, em novembro de 2022, tiveram início as obras de finalização da Avenida Pampa. O projeto compreende a pavimentação com bloquetos de 9.827 metros quadrados da avenida, entre as ruas Schoenwald e Ipanema.
Com previsão de seis meses, a intervenção foi licitada em, aproximadamente, R$ 1 milhão, valor oriundo do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Segundo a prefeitura, até o momento, 40% da obra já foi executada.
A respeito da quadra A, próxima à orla e que abrange o córrego, um projeto de melhorias já está pronto e orçado. Em breve, deve ser feito, conforme a prefeitura.
Produção: Júlia Ozorio