Receita do Leitor
Almôndega de lentilha: confira a receita da nutricionista Fabiana
Preparo entrou em um prato sugerido durante evento com mães na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), na última semana
Doze mães que estudam na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs) participaram de uma experiência diferente na quinta-feira passada (11), em função do Dia das Mães: com os olhos vendados, saborearam receitas com alimentos não tão comuns no dia a dia.
Foram três pratos, segundo a nutricionista e professora da instituição Fabiana Fangueiro, que esteve na organização do evento. Alunos de uma disciplina que leciona foram os responsáveis por botar a mão na massa.
— (A ideia) era mostrar para elas o quanto realmente, muitas vezes, comemos com o olhar ou escolhemos os alimentos já com um olhar tendencioso — explica.
Além de sushi de abobrinha, brownie de feijão e nhoque de arroz, uma das receitas era de almôndega de lentilha. Como descreve Fabiana, a cor fica mais clara do que a da almôndega de carne, mas, apenas olhando, não dá para perceber que é feita de lentilha. O sabor foge do tradicional do bolinho: tem uma pegada mais cítrica por conta das raspas de limão e tem o toque especial da hortelã.
No evento, as almôndegas foram servidas com nhoque de arroz, mas a nutricionista conta que a receita também acompanha bem uma massa, creme de moranga ou mesmo arroz com feijão.
O DG bateu um papo com Fabiana para pegar mais dicas sobre como inovar no dia a dia. Confira abaixo!
DG – Que ingredientes ainda são pouco usados, mas podem tornar a refeição mais rica e até mais saborosa?
Fabiana – Existem, e cada vez se fala mais sobre elas, as plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como pancs. São plantas que, muitas vezes, as pessoas até mesmo têm em casa e nem têm conhecimento de que são comestíveis e ricas em nutrientes. Um exemplo dessas é a ora-pro-nóbis. Tem também: azedinha, banana verde, folha de batata-doce, bertalha. Claro que não é toda planta que é comestível, precisamos ter esse cuidado.
DG – No que podemos melhorar no dia a dia?
Fabiana – Acho que é tentar introduzir na rotina, um passinho de cada vez, aos poucos, novos alimentos, as pancs, receitas que fujam um pouco do tradicional. E, dentro dessa escolha de alimentos, sempre procurar analisar os rótulos para fazer melhores escolhas.
DG – Como conseguir esses ingredientes de forma mais barata?
Fabiana – A Ceasa é um local em que encontramos as pancs de uma maneira bem mais acessível, diferente do supermercado tradicional. E, depois, essa panc pode ser plantada em horta vertical, para quem mora em apartamento, ou na rua, para quem mora em casa. Isso já é uma boa economia. Quanto a outros alimentos, acredito que em redes maiores de supermercado sejam mais em conta.
DG – Qual é a principal dica, fruto do que foi trabalhado no evento, para as mães que querem começar a ampliar o cardápio?
Fabiana – Acho que explorar e testar, começando por pequenas quantidades para ver se vai dar certo. Às vezes, algumas combinações nos surpreendem, funcionam muito bem no dia a dia. É um processo experimental dentro da cozinha e por que não levar as crianças para dentro desse espaço também? Para que participem desse processo. A culinária é mágica, junta as pessoas, promove uma interação social e isso é muito legal de se fazer dentro de casa com a família.
LEIA MAIS
Leitora de Guaíba testa kit Cozinha Prática, novo Junte & Ganhe, com uma sobremesa
Cachorro-quente da Anitta: veja como preparar a receita vegana da cantora
Doce de Bis: aprenda a fazer a receita da India Nara
MEU SEGREDINHO:
/// No meu ponto de vista, é deixar a lentilha de molho para que ela fique mais macia depois e cozinhe mais rápido.
INGREDIENTES:
✔ 125g de lentilha cozida
✔ 1 abobrinha italiana pequena ralada, com casca
✔ 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral ou branca
✔ 1/2 xícara (chá) de ricota esmagada
✔ 1 dente de alho picado
✔ 1 colher (café) de raspas de limão taiti ou siciliano
✔ 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
✔ Sal a gosto
✔ Pimenta a gosto
✔ Hortelã fresca a gosto
✔ Azeite de oliva a gosto
LEIA MAIS
Sorvete de neve da Edi: conheça uma receita que é cara do verão
Bolo de banana: aprenda a preparar a receita da Angélica
Leitora testa kit Cozinha Prática, novo Junte & Ganhe, com receita de família
MODO DE PREPARO:
/// Antes de iniciar o preparo, deixe a lentilha de molho por oito horas. Na hora de cozinhar, troque a água e cozinhe em panela com água e sal até a lentilha ficar macia. Coe e leve ao processador ou liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea.
/// Transfira para uma tigela. Acrescente todos os outros ingredientes, com exceção do azeite. Deixe descansar por cerca de 20 minutos.
/// Faça as bolinhas de almôndega com as mãos. Se precisar, unte a mão com azeite.
/// Coloque as almôndegas em uma forma e regue com azeite.
/// Em forno pré-aquecido a 180 graus, leve para assar até ficarem douradas.
TEMPO DE PREPARO: 40 minutos
RENDIMENTO: 20 unidades
PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!
/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.
/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.
/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta), Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.
Produção: Isadora Garcia