Notícias



Seu Problema É Nosso

Após cancelamento, idoso consegue consulta e cirurgia

Morador de Alvorada teve avaliação médica pré-operatória desmarcada um dia antes do que estava agendado e quase perdeu exames já feitos

14/06/2023 - 08h00min


Sonia Ferraz / Arquivo pessoal
Paciente está em fase de recuperação

Depois de esperar por quase um ano, o técnico de telefonia aposentado José Izidoro da Silva, 80 anos, conseguiu retirar um cisto que havia se desenvolvido em sua perna esquerda. Primeiro, ele passou pela consulta com o ortopedista no Hospital Independência, em Porto Alegre, no dia 8 de fevereiro. Depois, pela cirurgia, em 18 de maio, no Hospital Conceição, também na Capital. 

– Ele teve que ficar quatro dias no hospital por conta de um problema de saúde. Ficou um buraco bem grande na perna e que dói, mas deu tudo certo – diz a autônoma Sônia Regina Silva Ferraz, 57 anos, sobrinha do idoso. 

Antes disso, porém, o morador do bairro Jardim Alvorada, em Alvorada, passou por um sufoco. 

Adiamento 

Em dezembro do ano passado, José Izidoro já tinha sido submetido a uma primeira avaliação com o especialista e estava com os exames em mãos. Porém, quando deveria retornar para encaminhar a cirurgia, teve a consulta desmarcada um dia antes da data agendada

À época, o Diário Gaúcho descreveu o caso. 

LEIA MAIS
Em Alvorada, projeto de futebol busca recursos para conquistar fardamento
Em Portão, família pede ajuda para adquirir cadeira de rodas
Mais de 1,3 mil projetos ganham kits esportivos por meio de edital da Cufa e do governo do Estado

– Ligaram e mudaram a data de 8 de dezembro (de 2022) para 3 de julho (de 2023). Sorte que, com a matéria do jornal, resolveram adiantar – relembra Sônia. 

Ela frisa que, caso o atendimento não tivesse ocorrido, os exames que já estavam feitos perderiam a validade. Isso levaria o aposentado a ter de recomeçar o processo do zero. 

Momento de cuidados 

Com a cirurgia feita, atualmente, o idoso trata do ferimento para que a cicatrização ocorra da maneira correta. Depois do procedimento, ele passou por uma consulta no início de junho e deve voltar ao médico no final do mês. O uso de medicações e os cuidados exigidos pela recuperação, no entanto, não desanimam José Izidoro. 

– Desde o primeiro momento, para a cirurgia, fui muito bem tratado. Não tenho nada para reclamar. Agora, é ir levando – observa ele.

Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias