Piquetchê do DG
Reinauguração de estátua abre programação do centenário de Jayme Caetano Braun
Monumento foi instalado na entrada do Pórtico Missões, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em frente ao trecho 1 da orla do Guaíba
O centenário de Jayme Caetano Braun, um dos grandes poetas regionalistas do Rio Grande do Sul, celebrado nesta terça-feira (30), começou com a reinauguração da estátua do artista no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, em Porto Alegre. A data também é instituída por lei como o Dia do Pajador Gaúcho.
O monumento, que ficava próximo à Casa do Gaúcho, foi retirado em dezembro de 2022, quando as obras do parque foram iniciadas. Agora, a estátua está na entrada do Pórtico Missões, localizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. A iniciativa é uma parceria entre a concessionária GAM3 Parks e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
O badalar do sino no alto do pórtico, referência ao sino dos Sete Povos das Missões, marcou a entrega da estátua. O escultor Vinícius Ribeiro trabalhou na obra que foi instalada no parque em 2006 e, agora, também foi responsável pela revitalização. O monumento tem dois metros de altura e pesa 950 quilos.
—Jayme Caetano Braun com sua estátua revitalizada, reinaugurada e está resguardada a sua obra atemporal. Ela está na Capital dos gaúchos, no coração do Parque Harmonia, lugar onde merece estar, no mais alto posto, tal qual a grandeza da sua poética — disse Liliana Cardoso, presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre.
A cerimônia teve a presença de autoridades da Capital, representantes do movimento tradicionalista e integrantes da família Braun. A viúva de Jayme, Bréia Braun, recebeu, ao longo do evento, o carinho de amigos e admiradores do poeta.
— Acredito que agora ele está onde merece. O Jayme está perto de um portal que fica de frente para o rio, como ele queria. Ele me pediu, antes de morrer, que eu fizesse um galpão do nosso jeito, com frente aberta para o rio. A estátua dele está em um lugar ideal. É um dia emocionante — afirmou Bréia.
O evento contou com a apresentações artísticas dos pajadores Paulo de Freitas Mendonça, Pedro Júnior da Fontoura, Jadir Oliveira e José Estivalet, que conviveram e se inspiram na obra de Braun. Integrantes do CTG Tiarayú apresentaram uma dança ao som Grupo Santa Fé, que interpretou a música Tio Jayme, em homenagem ao poeta. A sobrinha do pajador, Adriana Braun, declamou uma das obras do tio.
— É uma honra muito grande representar a família Braun e estar declamando em louvor à memória de Jayme Caetano Braun nessa data tão importante, o centenário. Estamos felizes em saber que a obra de Jayme permanece por todos esses anos e o nosso intuito é que siga em frente para as novas gerações — disse Adriana.
O prefeito Sebastião Melo discursou no ato e falou sobre a admiração que tem por Jayme Caetano Braun. Melo contou que colecionava os discos do poeta.
— Tenho certeza que esse santuário será visitado todos os dias. E se tem alguém que cantou, que fez pajada, que fez canções, é ele. Não nascerá outro Jayme Caetano Braun, com sua qualidade e tamanho. Tantas pessoas estão aqui presentes porque reconhecem o passado e o feito extraordinário deste gigante gaúcho — Melo, cumprimentando também o autor da lei que permitiu a instalação do monumento, o ex-vereador Elói Guimarães (PTB), presente na cerimônia.
Ao redor do monumento, sete bancos de concreto foram instalados para descanso e apreciação da obra pelos visitantes. Eles remetem aos povos que historicamente compõem as Missões: São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.
Outros eventos
A partir das das 18h, na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1.190, Centro Histórico), ocorrerá o Ato de Louvor a Jayme Caetano Braun. No evento, será realizado um recital poético pela Estância da Poesia Crioula.
Para encerrar o Dia do Pajador, Jayme será homenageado no Theatro São Pedro, a partir das 20h. O espetáculo Jayme Caetano Braun – Um Século de Arte é organizado por Izabel L’Aryan e Renato Fagundes e contará com apresentação de canções e poemas de Braun. Além do declamador Pedro Júnior da Fontoura, o evento terá participações de Valdomiro Maicá, Patrício Maicá, Atahualpa Maicá e Daniel Torres. O ingresso é um quilo de alimento não perecível ou produto de limpeza destinados à Casa do Artista Rio-grandense.