Notícias



Papo Reto 

Manoel Soares: "Terror das mães"

Colunista escreve para o Diário Gaúcho aos sábados 

31/08/2024 - 05h00min

Atualizada em: 31/08/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Manoel Soares / Arquivo Pessoal
Colunista reflete sobre a dificuldade da maternidade atípica.

Os pais de crianças autistas vivem um terror silencioso, que poucas vezes ganha as páginas de jornais e espaços de televisão. De cada 10 famílias com crianças autistas, pelo menos seis delas não têm a figura paterna. E muitos pais, mesmo dentro de casa, não se envolvem com as decisões e cuidados com a condição do filho. Importante lembrar: para que uma criança autista tenha uma vida digna e funcional, ela precisa do suporte de toda a família. Outro fator que precisa estar sempre na cabeça dos pais é que o atendimento que a criança recebe nos primeiros seis anos de vida impacta todo seu desenvolvimento global.

Quando me refiro à realidade das mães de crianças autistas como terror, não estou exagerando, inclusive estudos comprovam que o nível de estresse vivido por essas mulheres se assemelha ao dos soldados em combate. 

Ser parte de uma rede que dá a esta mãe dias para que possa cuidar dela mesma é uma atitude simples, que pode salvar a vida dessa mulher. Infelizmente, temos muitos casos de mães de autistas que morrem por conta de enfarto e derrame cerebral em decorrência do estresse. Isso que não vamos nos aprofundar nas mães que tiram a própria vida ou a vida de seus filhos. 

Rede de apoio

Quando falamos de mães da periferia, esse terror se amplifica por conta das más condições de vida. Precisamos ouvir essas mães, deixar que elas falem e, acima de tudo, temos que dar suporte para que a jornada delas seja suportável. Para as mães nessa condição que estão lendo esse texto, que Deus lhes dê uma rede de apoio.

Leia mais colunas de Manoel Soares


MAIS SOBRE

Últimas Notícias