Tutorial
Saiba como assinar um documento pelo portal gov.br
Função do portal do governo federal permite realizar autenticação pelo computador ou celular
Você já deve ter se deparado com esse dilema: precisava assinar um documento, recebido por mensagem ou por e-mail, e não tinha impressora disponível para realizar a autenticação manualmente. Para facilitar os processos de assinatura de documentos, o portal gov.br criou uma função que permite que isso seja realizado totalmente pela internet. Neste Tutorial, você vai aprender a realizar essa ação. Porém, para isso, você precisará ter uma conta no mínimo nível prata. Acesse esta edição do Tutorial site para conferir como subir de nível no gov.br.
Passo 1:
/// Abra o portal de assinatura do gov.br no seu computador. Realize o login com a sua conta gov.br. Você aprendeu a criar a sua na primeira edição do Tutorial.
Passo 2:
/// Clique no ícone de “+” e selecione o arquivo que deseja assinar.
Passo 3:
/// Verifique se o documento foi carregado corretamente e clique em “Avançar”.
Passo 4:
/// Arraste o retângulo da assinatura no local do documento em que deseja assinar.
Passo 5:
/// É possível carregar até cinco documentos por vez para que sejam assinados. Clique em “Assinar” quando finalizar o processo de carregamento.
Passo 6:
/// Você irá receber um código de autenticação no seu aplicativo gov.br. Digite o código e clique em “Autorizar”.
Passo 7:
/// Pronto! Seu documento foi assinado, basta baixá-lo e encaminhá-lo para quem precisa. Esse processo pode ser realizado também pelo celular, clicando no item “Assinar documentos digitalmente” no menu inicial do aplicativo gov.br.
*Produção: Elisa Heinski