Piquetchê do DG
Analise Severo lança música em homenagem às mulheres e à mãe natureza
O Que Me Faz Bem integra o projeto Bem Gaúcha, que busca valorizar a mulher na sociedade
Como de costume, no Dia Internacional da Mulher, a cantora Analise Severo, nome conhecido nos festivais nativistas, lançou uma canção que integra o projeto Bem Gaúcha. A música nova propõe uma reflexão, com o título O Que Me Faz Bem, e também faz um paralelo entre a mulher e a mãe natureza.
– A mãe natureza é a força máxima do feminino. O clipe tem todo o mote em paisagens e lugares diferentes do Rio Grande do Sul, justamente para valorizar isso, a mãe natureza, que nos cria, nos sustenta, nos ampara, nos acolhe, e a mulher tem tudo isso – explica a cantora.
LEIA MAIS
"É para valorizar ainda mais essas guerreiras", diz Analise Severo
Nicole Carrion fala dos próximos lançamentos após participação no "The Voice Brasil"
Conheça quatro mulheres de destaque na nova geração nativista
As belas paisagens exibidas no vídeo da música foram filmadas em Osório, Caraá, Tramandaí, no Litoral Norte, e em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Segundo Analise, a experiência de estar em contato com a natureza reforçou a mensagem da letra. O vídeo já está disponível no canal do YouTube da gaúcha.
A composição é do produtor musical Jean Kirchoff, marido de Analise, e de Gustavo Brodinho. Segundo a cantora, a inspiração para o lançamento está em questionamentos do cotidiano de mulheres:
– Será que realmente eu faço o que gosto? Será que já realizei aquilo que tanto sonho? Temos tantos sonhos e objetivos na vida, e alguns vão ficando para trás. Esse é um resgate do que me faz bem. E acredito que quem ouve a música faz essa reflexão e o questionamento sobre o que tem que fazer para mudar algo que não lhe faça bem.
Nas redes sociais, como parte da divulgação do novo trabalho, Analise compartilhou vídeos de mulheres falando o que faz bem para elas. Aproveitando a proposta da música, Analise também respondeu o que lhe faz bem:
– O que me faz bem, principalmente, é estar com a minha família, ter o público tão amado prestigiando nosso trabalho. Também é alcançar nosso objetivo, que vai além do entretenimento, de cantar e levar letras que têm compromisso com as mulheres, de incentivá-las e valorizá-las, é o que me faz muito bem.
Ainda neste semestre, a cantora adianta que haverá mais lançamentos e com participação especial.
Valorização
Lançando em 2019, o projeto Bem Gaúcha tem como objetivo a valorizarização da mulher na sociedade e também como formadora da identidade regional.
– O projeto nasceu no mês de março de 2019 e, desde lá, a cada 8 de março, apresentamos uma novidade em homenagem às mulheres – diz a cantora.
A primeira canção do projeto foi em parceria com uma mulher que é referência na música gaúcha: Berenice Azambuja. Com ela, Analise dividiu os vocais da faixa que dá nome para a iniciativa. A segunda, Descadeirada de Bonita, foi lançada também em 2019.
Em 2020, a cantora lançou outra faixa emblemática e cheia de mensagens: Quem Disse?. Em 2021, a música Só Podia Ser Mulher! foi trilha sonora para o documentário ELAS nos Festivais Nativistas.
– Na maioria das vezes, a frase “só podia ser mulher” é usada para depreciar a figura feminina. Essa canção é para valorizar ainda mais essas guerreiras. Busque sobre elas para enxergar que o mundo está repleto de grandes mulheres. É só procurar pra entender que, realmente, só podia ser mulher! – explica.
Em 2022, a canção Hoje Ele Não Vem, de Érlon Péricles, também integrou ao projeto.