Estrelas da Periferia
Nego Bigg, artista de Guaíba, mantém a fé após tragédia
O cantor, produtor e compositor de 31 anos foi um dos milhares de gaúchos atingidos pela enchente.
Cassiano Ornelas é um artista reconhecido no município de Guaíba, de onde é natural. Com o nome Nego Bigg, o cantor, compositor e produtor tem 31 anos, dos quais quase 10 são de carreira no hip hop. Suas maiores inspirações vêm da raiz do gênero musical, como Sabotage, Racionais MC’s, RZO e Rappin Hood.
Já participou do grupo Alcateia Mob Gang, mas hoje é artista da gravadora Haze Vision, onde também atua como mentor para novos talentos. Seu produtor, Lombardo, já é conhecido da coluna. Apareceu recentemente como um dos artistas afetados pela enchente que tiveram suas histórias contadas no Estrelas. Nego Bigg, assim como seu parceiro, também teve perdas significativas durante a tragédia que o RS viveu em maio.
Cassiano foi morador do bairro Colina durante 25 anos e depois morou no Pedras Brancas. Há quatro anos, estava no bairro Cohab Santa Rita. Foi na casa onde mora com a esposa e com o cunhado que Bigg foi resgatado no dia 4 de maio. Ele conta que foi por volta das 17h daquele dia que ele conseguiu sair da residência em um barco pilotado por civis.
A água, que pegou a família de surpresa, dominou todo o bairro Santa Rita em meia hora. O artista tinha um estúdio em casa que foi completamente destruído, junto a alguns troféus que ganhou ao longo da carreira.
Mesmo assim, buscou ajudar outros moradores com o que podia e estava a seu alcance:
— Seja em uma limpeza ou até mesmo em uma palavra para que melhorasse a situação na qual todos estávamos vivendo.
Durante o tempo que teve a casa inundada, Cassiano ficou, primeiro, em um abrigo temporário. Depois, permaneceu na casa de alguns amigos de outros bairros e municípios. Foi com essa ajuda que o artista conseguiu se reerguer e voltar para casa, apenas 10 dias depois, quando conseguiram limpar. Mesmo com a limpeza de sua residência, manter-se positivo foi um desafio.
— Nos primeiros dias quando retornei, achei que tudo seria irrecuperável, mas manter a minha fé foi o que me fez chegar aqui — diz Bigg, que foi premiado em 2023 em um festival de música local em Guaíba, com os prêmios de Música Mais Votada e de Música Mais Popular. Entre os jurados que lhe concederam o reconhecimento estão nomes como Nitro Di, da banda Da Guedes, e Cristal.
De volta aos palcos
Para voltar aos palcos e continuar ajudando, Bigg participou da Caravana Solidária, em Camaquã. Cerca de 30 artistas se apresentaram no teatro da cidade para arrecadar mantimentos para as vítimas. Segundo Lombardo, que também participou do evento, o ônibus voltou lotado de donativos.
No evento, a dupla apresentou uma música nova chamada Deixa os Meninos Sonhar. Na letra, a meta de levantar e fortalecer a comunidade a partir da sua arte está explícita.
“Os menorzinho na quebrada joga no campinho;
Buscando seu lugar ao sol trilhando o seu caminho;
Uns sonhando em ser jogador, outros ser MC;
Fugindo da mira do crime pra progredir.”
Seguindo este objetivo, uma das metas do artista é construir uma galeria na sua cidade, onde os artistas locais poderão ter suas obras expostas para todos.
Como ajudar Nego Bigg
Para contratar: producaonegobigg@gmail.com
Siga nas redes sociais: @negobigg, @hazevisionoficial
* Produção: Camila Mendes