Olho no bolso
7 dicas para gastar menos nas compras do Dia das Crianças
Compra com limite de gastos e à vista é o ideal para não se complicar nas contas. Aproveite para falar de educação financeira com as crianças.
Quem não quer ver os filhos com um sorriso no rosto no Dia das Crianças? Mesmo com a crise econômica, difícil não encontrar pais que estejam pensando em se organizar para presentear os pequenos no dia 12. Mas é importante considerar a situação financeira da família e lembrar que, em breve, haverá também o Natal.
Leia mais:
Veja como aproveitar o momento e negociar melhor o preço do aluguel
Saiba guardar bem os alimentos na cozinha e aumentar a durabilidade
– É hora de explicar que é possível conquistar tudo, desde que haja um planejamento e tempo para poupar – pondera Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).
Caso não haja possibilidade de comprar a vista, se aconselha a família a aproveitar a data para mudar hábitos e começar a economizar para realizar os sonhos da criança em um futuro próximo. Veja, abaixo, sete dicas para comprar bem e começar a falar de educação financeira com os filhos.
Evite levar as crianças
Mesmo que a criança já tenha escolhido o presente, prefira fazer a compra sozinho(a). Pesquise em lojas físicas e online e compre na que oferecer melhor preço e melhores condições de pagamento.
Pense no que vai gastar a mais
Considere os custos adicionais que o presente pode exigir. A compra de um vídeo game, por exemplo, costuma estar associada à compra de jogos, cartões de memória e controles extras.
Não passe do teto definido
Estabeleça qual valor irá gastar com essa compra e não ultrapasse o orçamento frente às promoções feitas pelas lojas neste período.
Não descuide da qualidade
Tenha cuidado ao comprar produtos sem garantia, que podem comprometer a segurança e a saúde da criança. Organize-se financeiramente para comprar algo que ela goste e que seja seguro.
Incentive a troca e a doação
Incentive a criança a doar brinquedos, livros e roupas que não utilize mais e até mesmo a trocar com amigos, vizinhos e primos. Aproveite o Dia das Crianças para ensinar aos pequenos que algo que não serve mais para uma pessoa pode ser bastante útil e bem-vindo para outra.
Com atos assim se tornarão crianças e jovens mais conscientes, que reconhecem o valor das coisas e evitam o desperdício.
Nem tudo é dar presente
Explique que o presente de Dia das Crianças não precisa ser algo comprado e mostre a possibilidade de fazer um passeio em família ou com amigos a um parque, ponto turístico ou museu, algo que ela queira e que saia da rotina. Essa experiência pode levar ao aprendizado de que o dinheiro não compra tudo.
Pense na educação financeira
Pense sobre a possibilidade de começar a dar mesada. Com valores mensais, mesmo pequenos, a criança aprenderá a usar o dinheiro de forma consciente, poupando em cofrinhos para realizar seus sonhos. Assim, ela compreenderá que é preciso planejamento e tempo para conquistar o que deseja.