Tutorial
Descubra as funções das teclas "F" do seu teclado
A utilidade delas pode variar de acordo com o programa que está sendo utilizado
Se você usa computador já deve ter perguntado: para que servem aquelas teclas "F" na parte superior do teclado? Pouca gente sabe, mas os botões de "Função" – daí vêm o "F" – são atalhos para economizar tempo e movimentos pelo teclado durante a execução de trabalhos ou do uso rotineiro do computador.
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Normalmente, os teclados contam com 12 teclas de função, que podem variar suas utilidades de acordo com o programa que está sendo usado. Abaixo, confira os principais atalhos das teclas "F" no Windows, nos navegadores e nos programas do pacote Office.
No Windows ou Windows Explorer (documentos, imagens, músicas, vídeos e arquivos)
F1 – Abre a aba de ajuda do programa que está sendo usado.
F2 – Renomeia um arquivo selecionado no Windows Explorer.
F3 – Abre a janela de busca.
F4 – Abre a barra de endereços para digitar o caminho de uma pasta.
F10 – Abre o menu superior de comandos (arquivo, editar, exibir, ferramentas e ajuda).
Shift + F10 – Equivale a clicar no botão direito do mouse.
Nos navegadores (Internet Explorer, Google Chrome e Mozila Firefox)
F1 – Abre a aba de ajuda do navegador.
F3 – Abre a janela de busca por uma palavra na página (equivalente ao Ctlr + F).
F5 – Atualiza a página.
F11 – Ativa o modo de navegador em tela cheia do Google Chrome.
Pacote Office
Word
F1 – Abre a aba de ajuda.
F2 – Move a palavra selecionada (selecione uma palavra, aperta a tecla, mova o ponteiro do mouse até a parte desejada do texto e tecle Enter).
F3 – Insere um bloco de construção salvo previamente (crie um em Inserir > Partes Rápidas > Salvar seleção na galeria de partes rápidas).
Shift + F3 – Alterna o texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas.
F4 – Repete o último comando executado.
F5 – Abre a janela Ir Para (Página, Seção, Linha). Dá acesso a busca e substituição de palavras.
Shift + F5 – Volta o cursor de texto para posições anteriores.
F7 – Verifica a ortografia.
Shift + F7 – Abre o dicionário de sinônimos.
F8 – Duas vezes, seleciona a palavra; três, a frase; quatro o parágrafo; cinco, o texto todo. Esc para desfazer a seleção.
F10 – Permite aceso aos menus de comandos por letras (sem o mouse).
F12 – Abre a opção "Salvar como".
Excel
F1 – Abre a ajuda do programa.
F2 – Abre a célula selecionada para edição.
Shift + F2 – Insere ou edita um comentário na célula selecionada.
Shift + F3 – Insere uma função.
F4 – Repete o último comando.
F5 – Abre a janela "Ir para".
F6 – Alterna entre planilha, menu de opções, painel de tarefas e opções de zoom.
F7 – Verifica a ortografia e gramática da planilha.
F8 – Ativa o modo de estender seleção a partir da célula atual (ao clicar em outra, seleciona o intervalo).
Shift + F8 – Permite selecionar células e intervalos não-adjacentes (Esc para sair).
F9 – Calcula as planilhas em todas as pastas de trabalho.
Shift + F9 – Calcula as células da planilha ativa.
F10 – Permite o acesso aos menus de comando por letras.
F11 – Cria automaticamente, em outra guia, um gráfico de barras a parti das células selecionadas.
F12 – Abre a opção "Salvar como".
PowerPoint
F1 – Abre a aba de ajuda.
F2 – Em caixas de texto, alterna entre seleção da caixa e a edição do conteúdo.
Shift + F3 – Alterna o texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas.
F4 – Repete o último comando executado.
F5 – Inicia uma apresentação de slides.
F6 – Alterna entre apresentação, opções de zoom, miniaturas de slides e menu de opções.
F7 – Verifica a ortografia e gramática da apresentação.
F10 – Permite o acesso aos menus de comandos por letras.
F12 – Abre a opção "Salvar como".
* Produção: Alberi Neto