Notícias



Retrospectiva

Dia a Dia: os fatos que marcaram 2014

Diário Gaúcho elencou assuntos relevantes do ano que está chegando ao fim

31/12/2014 - 14h56min

Atualizada em: 31/12/2014 - 14h56min


Montagem sobre fotos / AFP e Agência RBS

O ano de 2014 foi marcado pela Copa do Mundo, pelos escândalos de corrupção, por eleições e por muitas perdas no meio artístico. Para relembrar os principais acontecimentos do ano, o Diário Gaúcho publica a sua retrospectiva. E que 2015 traga muito boas notícias!

Leia outras notícias do Diário Gaúcho
Curta a página do DG no Facebook

- JANEIRO


GREVE DOS RODOVIÁRIOS: No dia 27 de janeiro, teve início a greve dos ônibus na Capital, que afetou mais de 1 milhão de usuários. Trabalhadores rodoviários reivindicavam 14% de reajuste. Nos primeiros dias de greve, 30% da frota saiu das garagens, causando superlotação e demora aos passageiros. Porém, dois dias depois, a paralisação atingiu 100% da frota, desrespeitando a determinação judicial de 70% dos ônibus nas ruas. Para amenizar o problema, ônibus escolares foram autorizados a circular com passageiros.


Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

FALTA D'ÁGUA: As frequentes faltas de água em Gravataí levaram o Ministério Público a cobrar providências da Corsan do município. Uma das medidas do Termo de Ajustamento de Conduta previa a cobrança de multa de R$ 500 mil da companhia por conta de danos morais coletivos. A Corsan, porém, não assinou o Termo.

SAMBA INTERDITADO: Mais uma vez, a falta de Plano de Prevenção e Combate a Incêndio fez com que os barracões do Sambódromo fossem interditados. A liberação ocorreu apenas no dia 7 de fevereiro, quando as escolas puderam voltar a utilizar os espaços.

- FEVEREIRO

SEM FEIRA: Tradicional evento da Capital, a Feira do Material Escolar, pela primeira vez após 24 edições, não ocorreu. Entre os motivos apresentados pela Smic, a alta do preço dos materiais escolares oferecidos no evento e a mudança do local da feira, que não poderia mais ser no Mercado Público por conta do incêndio ocorrido em julho de 2013.

NA CADEIA: Delator do Mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson é preso no Rio de Janeiro. Ele foi condenado a sete anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

NÃO É QUADRILHA: O Supremo Tribunal Federal (STF) decide livrar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e mais cinco acusados da condenação por formação de quadrilha no julgamento do Mensalão. Com isso, receberam autorização para cumprir suas penas no regime semiaberto. 

- MARÇO


CARNAVAL: Por apenas um décimo de diferença, a Imperadores do Samba foi a campeã do Grupo Especial do Carnaval da Capital. União da Vila do IAPI ficou com o segundo lugar. O samba intitulado A Imperadores do Samba Faz a Justa Homenagem aos Personagens de Luis Fernando Verissimo animou o público no Sambódromo e teve como um dos destaques o próprio escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, que deixou a timidez de lado e desfilou pela primeira vez em uma escola de samba.


Foto: Félix Zucco/Agência RBS

MISTÉRIO NO AR: Um Boeing 777 da Malaysia Airlines, que transportava 239 pessoas, desaparece. A aeronave fazia o trajeto de Kuala Lumpur, na Malásia, a Pequim, na China, e teria sumido em cima do mar, sem pedir socorro. No dia 24, o governo da Malásia confirmou que o avião teria caído no Oceano Índico, sem esclarecer os motivos do acidente.

LEITE ADULTERADO: Na quarta ação da operação Leite Compen$ado, o Ministério Público confirma a adulteração de mais de 300 mil litros de leite. Foram adicionadas substâncias como ureia, água oxigenada e soda cáustica.

- ABRIL


ADEUS: Morre no dia 17, aos 87 anos, na Cidade do México, em decorrência de problemas respiratórios, o escritor colombiano Gabriel García Marquez. Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, ele lutava desde 1999 contra um câncer linfático.


Foto: STR/AFP

DOLEIRO: Vice-presidente da Câmara Federal, André Vargas (PT-PR) renuncia ao cargo após a revelação de suas ligações com o doleiro Alberto Youssef, pivô da Operação Lava-Jato e suspeito de envolvimento em irregularidades na Petrobras.

- MAIO

CPI DA PETROBRAS: É instaurada no Senado a CPI da Petrobras, com o objetivo de investigar as denúncias referentes a irregularidades e má gestão na companhia. Um dos principais pontos é a polêmica aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos.

- JUNHO


HOSPITAL DA RESTINGA: No dia 30 de junho, entra em funcionamento o Hospital da Restinga e Extremo-Sul, sonho acalentado pela população da Zona Sul da Capital desde 1972. O complexo hospitalar tem 19.148 m² de área construída. Começou a funcionar como um Pronto-Atendimento, com 25 leitos de observação e 62 de internação, totalizando a capacidade de atendimento a 13 mil pacientes adultos e pediátricos por mês. Quando funcionando a pleno, o hospital terá mais leitos e unidades, como os centros cirúrgico e obstétrico, UTI e unidade de diagnóstico. Para os moradores, há um ganho significativo em quilômetros. Não é mais necessário atravessar a cidade para receber um atendimento de saúde adequado para os casos de urgência. Até então, os principais hospitais públicos da Capital ficavam a pelo menos 30km da Tinga.


Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS

FÚRIA DO TEMPO: Chuvas castigam os gaúchos, afetando ao menos 52 municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado e deixando mais de 20 mil pessoas desabrigadas. A enchente, que provocou pelo menos duas mortes, foi considerada a maior dos últimos 30 anos.

- JULHO


COPA DO MUNDO: A cada gol alemão, e foram muitos, aumentava a perplexidade. Do 7 a 1, surgia o questionamento que segue sem resposta: o que aconteceu com o futebol brasileiro? A pancada de Zúñiga nas costas de Neymar não preparou para o massacre, ainda que a campanha até ali não tenha empolgado. O time de Felipão cambaleou até a fatídica semifinal, teve de depender do brilho de sua maior estrela - até a lesão que a tirou do Mundial - e de alguma dose de sorte pelo caminho. A goleada escancarou os problemas em 90 minutos de terror, sendo que nos primeiros 18 os alemães marcaram cinco vezes. O 8 de julho, de forma negativa, tornou-se inesquecível. O resultado só não teve repercussões ainda maiores porque os algozes evitaram o título argentino na decisão do Maracanã. Se o Brasil nunca empolgou, a Copa andou no caminho oposto. Apesar da decepção com o desempenho dos donos da casa, o Mundial foi marcado por demonstrações de futebol de alta qualidade e jogos com abundância de gols. Foi, como previram os mais otimistas, a "Copa das Copas".


Foto: STR/AFP

AVANÇO DO EBOLA: O ebola volta a assombrar a África. Ministros da Saúde de 11 países do Oeste do continente reuniram-se para adotar estratégias para conter o surto da doença, considerado o pior da história. Até o momento, o ebola já vitimou cerca de 7 mil pessoas na África.

TRAGÉDIA: Um Boeing 777 da Malaysia Airlines, com 298 pessoas a bordo, é abatido por um míssil na Ucrânia. A aeronave passava por uma zona onde separatistas pró-Rússia enfrentavam forças governamentais da Ucrânia. O avião havia decolado de Amsterdã, na Holanda, e seguia para Kuala Lumpur, na Malásia.

- AGOSTO


MORTE DE EDUARDO CAMPOS: Candidato à Presidência pelo PSB Eduardo Campos morre em um desastre aéreo, em Santos (SP), no dia 13 de agosto. Na  O falecimento do político de 49 anos muda o panorama da disputa ao Planalto. Sua vice, Marina Silva, assumiu dias depois, com o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque como vice. Dias depois do acidente, Marina chegou a aparecer empatada com Dilma na preferência dos eleitores.


Foto: Divulgação

BARBÁRIE: O grupo radical Estado Islâmico (EI) divulga um vídeo no qual o jornalista norte-americano James Foley é decapitado, em um caso de grande repercussão mundial. Durante o ano, o EI foi o responsável por mais de 1,8 mil mortes na Síria. O grupo tomou partes do Iraque e da Síria e declarou um califado sob seu controle. 

DELAÇÃO: O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa aceita fazer um acordo de delação premiada com procuradores que atuam na operação Lava-Jato. Ele atuou na estatal entre 2004 e 2012 e é considerado peça importante pelos contatos que tinha. Em seus depoimentos, Paulo citou pelo menos 32 deputados e senadores, um governador e cinco partidos políticos que receberiam 3% de comissão sobre o valor de cada contrato da Petrobras firmado durante sua gestão.

- SETEMBRO

CASAMENTO GAY: Em setembro, um incêndio criminoso atingiu o CTG Sentinelas do Planalto, em Santana do Livramento. O local receberia uma cerimônia de casamento coletivo, que teria a presença de um casal de lésbicas. A iniciativa da diretora do Fórum de Livramento, juíza Carine Labres, causou polêmica entre os tradicionalistas. Apesar de um mutirão para reconstruir o centro de tradições, o local não foi liberado a tempo para o casamento, que acabou ocorrendo no Fórum.

- OUTUBRO


ELEIÇÕES 2014: Outubro foi mês de decisões no cenário político brasileiro. No dia 5, brasileiros foram às urnas em primeiro turno para eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) recebeu 41,5% dos votos, indo ao segundo turno com Aécio Neves (PSDB), com 33,5% dos votos. No Estado, José Ivo Sartori (PMDB) surpreendeu, recebendo 40,4% dos votos, e foi para o segundo turno com o governador Tarso Genro (PT), que teve 32,5% da votação. No Senado, Lasier Martins (PDT) conquistou a única vaga do Estado, com 37,4% dos votos. No dia 26, Dilma Rousseff foi reeleita a presidente do Brasil, com 59,4 milhões de votos (51,6% da preferência), derrotando Aécio Neves. A disputa foi equilibrada, com uma diferença de votos inferior a 4 milhões. Com o mandato o PT completará 16 anos à frente do país. Na corrida ao Piratini, José Ivo Sartori confirma a preferência do primeiro turno, com 61,2% dos votos ante Tarso Genro (38,7%).


Foto: Montagem sobre fotos de AFP e Agência RBS

- NOVEMBRO

LOTAÇÃO NA TINGA: Aguardadas desde 1998 pelos moradores da Zona Sul da Capital, finalmente começam a circular as lotações das linhas Restinga e Belém Novo. Os veículos ligarão os bairros Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponta Grossa ao Centro. O serviço irá operar com bilhetagem eletrônica e ar- condicionado em toda a frota.

- DEZEMBRO

HOSPITAL FANTASMA: Denúncia: Hospital Regional de Barra do Ribeiro, inaugurado em 2000, nunca abriu suas portas por conta da burocracia.

SUCATEAMENTO: Reportagem do Diário Gaúcho expõe o sucateamento da Carris. Com 18% da frota na oficina, empresa de ônibus chega a descumprir até 250 viagens por dia.

EUA X CUBA: Em um anúncio histórico, o presidente cubano Raúl Castro e o norte- americano Barack Obama disseram ontem que Estados Unidos e Cuba vão retomar as relações diplomáticas após mais de 50 anos, mas o embargo comercial à ilha ainda continuará. O fim do bloqueio oficial será discutido pelo Congresso norte-americano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias