Notícias



Receita do Leitor

Rievelsback, bolinho de batata alemão: conheça a receita da Fernanda e do Lauri

Em clima de Oktoberfest, casal de Rio Grande ensina o preparo

26/10/2022 - 10h26min


Fernanda de Ávila Beiersdorff e Lauri Wienke Beiersdorff / Arquivo Pessoal
O resultado são bolinhos "crocantes" e ideais para comer no dia a dia ou em ocasiões especiais

O que o nome tem de difícil na pronúncia, a receita tem de fácil na hora do preparo: rievelsback, um bolinho de batata alemão. Natural de São Lourenço do Sul e com descendência alemã, o empresário Lauri Wienke Beiersdorff, 36 anos, aprendeu o preparo ainda criança, com a avó.

— Ela ralava a batata, me mostrava como fazia. Aí, depois, mais para frente, eu já ajudava a ralar e a montar também — conta.

Essa foi uma das receitas que compartilhou com a esposa, a influenciadora digital Fernanda de Ávila Beiersdorff, 25 anos. Os dois se conheceram em 2018 e são donos de um mercado em Rio Grande, cidade onde moram, no bairro São João.

Junto à família, Lauri costumava comer os bolinhos no almoço, com arroz e feijão, por exemplo. Mas, para Fernanda, essa também é uma boa receita para se fazer em um sábado à noite e servir para os amigos, acompanhando uma cerveja ou chopp.

Ela lembra de ter experimentado o bolinho, pela primeira vez, em uma Oktoberfest. E, em um acampamento que o casal foi, também recebeu dicas e sugestões para o preparo (confira abaixo). A estreia de Fernanda no preparo da receita foi ao vivo, em uma live de sorteio, em 2020. É que o casal mantém um perfil no Instagram — o @nosdoisemcasa

— Resolvi criar esse Instagram para ser para minha família e amigos. Pensei: "Vou criar uma conta para o pessoal que quer ver nossas receitas nos acompanhar". Só que aí foi tomando uma proporção maior e maior — recorda.

Hoje, o perfil é uma das principais fontes de renda da dupla. Assim como no caso de Lauri, o apreço de Fernanda pela culinária é reflexo da família: seus pais nutrem o mesmo gosto.

Fernanda e Lauri também levantam a bandeira de evitar desperdícios e reaproveitar alimentos. Quanto aos planos futuros, o casal está transformando uma van em casa para, no próximo ano, colocar o pé na estrada.

LEIA MAIS
Drink de laranja com café: confira a receita rápida e fácil da Paula
Pudim cremoso de abacaxi: conheça a receita da Ieda, que ganhou o 2º lugar no Concurso Culinária 2022
Canjiquinha com carne de porco: em clima farroupilha, conheça a receita do Paulo e do José

NOSSOS SEGREDINHOS:

/// Fernanda: "É o amido de milho, que deixa o bolinho mais crocante. Na verdade, quando começamos a fazer, usávamos farinha. E foi esse o segredinho que a moça do acampamento nos passou, o amido de milho. Depois que começamos a usar, percebemos que ele realmente fica mais crocante."

/// Lauri: "É mais o tempero, e tem que cuidar também na hora de fritar: não pode passar muito do ponto. Esse acho que é um dos principais segredos da receita. Quando fazemos o bolinho, geralmente usamos uma colher de sopa para medir para ele não ficar muito grande. Caso contrário, se ficar cru no meio, perde um pouco o gosto. O óleo também não pode ser muito quente, tem que ter uma temperatura média para levar um tempinho para fritar, que aí o bolinho fica bom por dentro também."

INGREDIENTES:

Receita tem origem alemã e leva ingredientes simples

✔ 500g de batata rosa
✔ Sal a gosto
✔ 2 colheres (sopa) de farinha
✔ 2 colheres (sopa) de amido de milho
✔ 2 ovos
✔ 1 xícara de óleo

LEIA MAIS
Shakshuka: descubra o que é e como preparar a receita da Carolina
Bolo de pão de queijo: veja como preparar a receita da Raíza
Cachapa, prato tradicional da Venezuela: conheça a receita da Dennis

MODO DE PREPARO:

/// Rale a batata crua.

Fernanda de Ávila Beiersdorff e Lauri Wienke Beiersdorff
Para 10 unidades, são utilizados 500g de batata

/// Em um recipiente, coloque a batata ralada e acrescente o sal, a farinha, o amido de milho e os ovos. Misture, mas sem mexer muito para que a batata não solte água.

/// Medindo com uma colher de sopa, vá colocando a massa em uma panela com óleo, em temperatura média, para fritar. Vire os bolinhos e, quando dourar, retire do óleo e sirva. 

TEMPO DE PREPARO: 20 minutos
RENDIMENTO: 10 unidades

PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.                       

/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.                        

/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta), Avenida Érico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Confira outras receitas da seção Receita do Leitor 

Produção: Isadora Garcia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias