Receita do Leitor
Canjiquinha com carne de porco: em clima farroupilha, conheça a receita do Paulo e do José
Entre os ingredientes, prato leva costelinhas de porco, linguiça defumada e caldo de bacon
O Dia do Gaúcho foi nesta terça-feira (20), mas a semana — e até o mês — seguem em clima farroupilha. Por isso, o DG foi em busca de uma receita vinda diretamente do Parque Harmonia, em Porto Alegre. Do piquete Santo Forte, o patrão Paulo Landgraf, chef de cozinha e assador, e o “capataz da boia” José Augusto Trapp Ferreira, cozinheiro e assador, compartilharam uma receita de canjiquinha com carne de porco.
Os dois são da Capital, atuam no ramo de eventos e criaram uma amizade nos últimos anos. Juntos, mesclaram receitas de canjiquinha que vêm de suas famílias, recriando o preparo e dando uma pitada a mais no gosto.
— A gente puxa o sabor acentuado do porco, com o sabor mais delicado da canjiquinha, então um combina com o outro — descreve Paulo.
O prato basta sozinho, mas, para quem gosta, um pãozinho pode servir para molhar no caldo. Sobre a carne, José sugere:
— Não precisa ser exatamente a costelinha, pode pegar qualquer parte do porco, cortar, fazer em cubos e usar, mas a costelinha é mais saborosa nesse caso.
José participa do acampamento há cerca de 15 anos, estando no piquete Santo Forte na edição de 2022 e na anterior. Já Paulo tem o costume de frequentar o local desde menino, influenciado pelo pai.
Aliás, a família é um ponto importante na trajetória dos dois amigos na culinária. Foi na lancheria do pai que José se criou e onde começou a desenvolver o gosto pela cozinha. No caso de Paulo, uma das lembranças que surgem é de, ainda pequeno, ficar em volta do avô, que era chef de cozinha em transatlântico e costumava trazer novas receitas para casa.
LEIA MAIS
Bolo de pão de queijo: veja como preparar a receita da Raíza
Cachapa, prato tradicional da Venezuela: conheça a receita da Dennis
Shakshuka: descubra o que é e como preparar a receita da Carolina
NOSSOS SEGREDINHOS:
/// Paulo: “O meu segredo e o de qualquer um que cozinha é o amor pelo que faz, a dedicação e o respeito pelo alimento, fazer com carinho, realmente caprichar o máximo, cuidando sempre do tempero, do sal, da qualidade do alimento, da carne. Acho que esse é o segredo de todo cozinheiro que, na verdade, não é segredo para ninguém.”
/// José: “Basta seguir a receita, temperar o porco de um dia para o outro, selar na panela – é bom de fazer com uma panela de ferro, com aquela grossa, principalmente a canjiquinha, porque ela pega sabor, incorpora. E ela pode grudar no fundo, se for uma panela fina. Tem que deixar a carne douradinha para depois entrar com os outros ingredientes.”
INGREDIENTES:
✔ 1 kg de costelinhas de porco
✔ 200g de linguiça defumada (em cubos)
✔ 6 dentes de alho amassados
✔ 1 limão
✔ 1 xícara de óleo
✔ 1 cebola grande (picada)
✔ 1 cubo de caldo de bacon
✔ 3 tomates sem pele (picados)
✔ 1 e 1/2 xícara de canjiquinha lavada
✔ Sal, pimenta, cheiro verde (picado) e folhas de louro a gosto
LEIA MAIS
Frango marinado na cerveja: confira a receita do Eduardo
Veja como fazer a flor de creme de avelã da Letícia
Conheça o risoto gaúcho da Fabiane
MODO DE PREPARO:
/// Na véspera, tempere as costelinhas com alho, sal, pimenta e suco de limão.
/// Para continuar a receita, frite as costelinhas no óleo. Depois de fritas, retire-as e despreze o óleo.
/// Na mesma panela, doure a linguiça cortada em cubos, frite a cebola e acrescente os tomates, as costelinhas fritas, as folhas de louro (opcional) e o caldo de bacon.
/// Quando ferver, acrescente a canjiquinha com 500ml de água. Após, deixe ferver e abaixe o fogo. Adicione água, aos poucos, até que a carne esteja bem macia. Acerte o sal, acrescente cheiro verde (opcional) e sirva em seguida.
TEMPO DE PREPARO: 1 hora e 30 minutos
RENDIMENTO: 10 porções
Produção: Isadora Garcia