Notícias



Seu Problema é Nosso

Idosos ficarão sem cancha de bocha no IAPI

O telhado da cancha está condenado e ameaçando cair desde setembro de 2018

19/12/2019 - 11h04min

Atualizada em: 19/12/2019 - 11h06min


Tayná Souza / Arquivo pessoal
Estrutura será demolida em breve

Danificada por um temporal em setembro de 2018, a cancha de bocha do Parque Alim Pedro, na Capital, será demolida ainda neste mês. Não há, atualmente, projeto para a construção de uma nova estrutura em tramitação. 

 LEIA MAIS

Paciente espera há mais de um ano por consulta, em Cachoeirinha
Estudante precisa de ajuda para realizar retirada de tumor
Buraco que interditava rua é pavimentado, na Capital

Com isso, o instalador hidráulico aposentado Ricardo Orlando Bugs, 66 anos, seguirá sem poder realizar sua atividade favorita: jogar no clube Meninos da Bocha, situado no parque. O problema foi retratado pelo Diário Gaúcho em 18 de agosto de 2008 e em 3 de maio de 2019. 

Em 2008, a cancha foi arrumada logo após a publicação do caso pelo jornal. Em maio passado, as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), responsáveis pela manutenção do parque, informaram à reportagem que seria agendada uma vistoria com as equipes técnicas para avaliar o conserto da cancha. De acordo com Ricardo, a visita aconteceu somente no mês passado.
À época, as pastas garantiram que o local seria interditado para a realização da obra, o que não foi feito, afirma Ricardo:
— A única coisa que eles fizeram até agora foi dizer que não era mais pra irmos lá jogar. O telhado está condenado, as telhas estão quebradas e atiradas. 

Tayná Souza / Arquivo pessoal
Estrutura apresentou problemas após temporal em 2018

Passatempo 

Antes, a cancha era usada pelos outros moradores do bairro. Ricardo conta que os laços criados nos jogos iam além da bocha. 

— A gente sempre se reunia, fazia churrascos e festas. Éramos quase como família — comenta o morador. 

Desde então, afastados do seu lazer rotineiro e sem previsão para retornarem aos jogos, os idosos ainda se reúnem, mas sem a bocha. Agora, jogam cartas. Para o técnico hidráulico aposentado Claudio Rosa Oliveira, 64 anos, que também jogava, ver a quadra na situação atual é um desrespeito: 

— Nós somos pessoas de idade. Essa era a única atividade que tínhamos para nos divertir, e a prefeitura tirou isso de nós. É uma falta de consideração muito grande conosco. 

Construção descartada

Questionada, a Diretoria- Geral de Conservação de Vias Urbanas (DGCVU) informou que ainda neste mês vai executar o pedido de demolição da estrutura, feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smams), por meio de laudo técnico. 

A pasta também esclareceu que o processo correu por todos os trâmites necessários dentro da prefeitura e já foi adicionado na programação de serviços da DGCVU. Porém, não há, atualmente, projeto em tramitação na prefeitura para construção de nova cancha. 

Produção: Thayná Souza



MAIS SOBRE

Últimas Notícias