Notícias



Vale do Sinos

Sócio da empresa Sucos Petry é o terceiro caso de morte por coronavírus no RS

Luiz Alberto Anschau, 60 anos, morreu na noite de domingo

30/03/2020 - 17h54min


Bibiana Dihl
Bibiana Dihl
Enviar E-mail
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Anschau tinha hipertensão e cardiopatia

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), a terceira morte por coronavírus no Rio Grande do Sul. A vítima é Luiz Alberto Anschau, 60 anos. Um dos donos da Sucos Petry, de Ivoti, Anschau também atuava como gerente comercial da empresa. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

O homem teve o diagnóstico confirmado pelo Laboratório Central do Estado no sábado (28) e morreu na noite de domingo (29). Segundo a SES, ele tinha hipertensão e cardiopatia.

O empresário havia viajado com um grupo de amigos para os Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, na primeira quinzena de março. Segundo familiares, ele começou a sentir os primeiros sintomas logo que retornou de viagem, no dia 15. 

O primeiro atendimento foi feito ainda no dia 19, no Hospital da Unimed, em Novo Hamburgo - nesta data, o empresário apresentava febre, tosse, mialgia, falta de apetite e prostração. Ele foi orientado a voltar para casa. 

No dia 22, ele voltou à mesma instituição, já com tosse e falta de ar. Desde então, ele permaneceu internado no hospital. A causa da morte foi “disfunção orgânica múltipla”, que é o mesmo que falência múltipla de órgãos.   

O corpo de Anschau foi cremado na manhã desta segunda-feira.

Leia também
Iniciativa direciona doações para famílias do Morro da Cruz, em Porto Alegre
Após vaquinha virtual, projeto doa cestas básicas para pessoas que tiveram renda prejudicada pelo coronavírus
Governo federal anuncia financiamento de R$ 40 bilhões para folha de pagamento de pequenas e médias empresas

Esta é a primeira morte registrada no Estado fora de Porto Alegre. Segundo atualização da Secretaria Estadual da Saúde na manhã desta segunda-feira, com dois novos registros em residentes de Bagé, o Rio Grande do Sul passa para 241 casos confirmados por coronavírus no total.

“Pessoa extrovertida, que alegrava e divertia”

A sobrinha Jennifer Petry, 32, foi surpreendida pela morte do tio. Em contato com GaúchaZH na manhã desta segunda-feira, ela lembrou o perfil carinhoso do empresário:

— Era muito extrovertido, alegrava e divertia as pessoas, a família. Era um amante da culinária, ciclista. Era também muito preocupado com a saúde. Mantinha consultas médicas e exames sempre em dia — relata a advogada. 

Anschau estava na empresa havia mais de 30 anos e representava a Sucos Petry em compromissos e eventos. Já a viagem aos Emirados Árabes Unidos foi feita na companhia da esposa e de outros três casais de amigos. 

— Soube que anteciparam o retorno em razão do coronavírus. Ele se manteve confinado desde que voltou. Ninguém teve contato com ele desde o retorno, a não ser minha tia. Mas ela está bem — conta Jennifer. 

Leia também
Empresa testa drones para desinfecção de ruas em Porto Alegre
Centro de triagem para coronavírus no Hospital Conceição começa a funcionar

Casal que viajou junto com o empresário teve diagnóstico confirmado

Um dos casais que integrou o grupo que foi aos Emirados Árabes Unidos também teve o diagnóstico positivo para coronavírus. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são um homem de 60 anos e uma mulher de 58, também moradores de Ivoti. 

Os dois fizeram exame para a coleta de material no dia 16 de março e tiveram a confirmação no dia 20. 

— Eles não precisaram dos serviços de saúde, porque tiveram apenas sintomas leves. Ficaram em isolamento domiciliar e devem ter alta nos próximos dias — afirma o prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkmann. 

Segundo o prefeito, a esposa do empresário que morreu também apresentou sintomas leves e fez exames para coronavírus, mas ainda não há confirmação de diagnóstico. Outros quatro casos estão em investigação na cidade. 

Mapa do coronavírus

Acompanhe a evolução dos casos por meio da ferramenta criada pela Universidade Johns Hopkins:

 Receba duas vezes por dia um boletim com o resumo das últimas notícias da covid-19. Para receber o conteúdo gratuitamente, basta se cadastrar neste link

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias