Notícias



Receita do leitor

Tortilha espanhola: saiba como preparar a receita premiada da Nara 

Vencedora do Concurso Culinária, a moradora de Canoas ensina o passo a passo da receita que conquistou os jurados da competição

02/02/2022 - 10h03min

Atualizada em: 02/02/2022 - 10h07min


Reprodução / Arquivo Pessoal
Nara apostou na tradição familiar

Uma receita especial e cheia de significado. É assim que a vencedora da edição de 2021 do Concurso Culinária, promovido pelo Diário Gaúcho em parceria com o Asun Supermercados, define a tortilha espanhola. A aposentada Nara Lucia Varallo Morais, 62 anos, moradora bairro Marechal Rondon, em Canoas, conta que esta foi a única receita inscrita por ela no concurso. 

O prato era feito durante a infância por sua mãe, Gelsa Varallo Morais  (conheça a história dela).  A sogra, Mabel Coll, 85 anos, que é argentina e descendente de espanhóis, foi a responsável por fornecer alguns segredos valiosos sobre a preparação: 

– Durante a pandemia tenho me dedicado a aprender a cozinhar. Meu esposo e minha sogra têm me ajudado muito neste sentido.

A tortilha espanhola é uma receita à base de ovo e batatas bastante característica da culinária do país europeu. O preparo da receita se apresenta bem prático. Além disso, são utilizados ingredientes acessíveis como ovo, cebola, batatas e temperos. O ingrediente mais diferente é o chorizo espanhol uma linguiça feita com carne e gordura de porco misturadas com diversos tipos de temperos.

LEIA MAIS
Mousse de chocolate do Bruno: confira como preparar uma sobremesa refrescante
Lasanha especial: confira como preparar a receita da Camila
Leitora ensina a preparar pudim feito com leite vegetal

Reprodução / Arquivo Pessoal
Fácil, rápido e saboroso

MEU SEGREDINHO

/// – Queime o pimentão diretamente na boca do fogão. Isso serve para tirar a pele e deixar o pimentão com um sabor defumado delicioso.

Reprodução / Arquivo Pessoal
Poucos ingredientes

 INGREDIENTES

✔  1 chorizo espanhol picante
✔   2 batatas
✔   1 cebola
✔   1/2 pimentão verde
✔  1/2 pimentão vermelho
✔   4 ovos
✔  Alho a gosto
✔  Tempero verde e cebolinha
✔   Sal, pimenta e outros temperos a gosto

LEIA MAIS
Aprenda a preparar as almôndegas de feijão da Graciela
Carreteiro do Marcelo: confira o passo a passo
Lasanha de churrasco: confira a receita do chef Leonardo

MODO DE PREPARO

/// Corte o chorizo em rodelas finas e, em seguida, corte em quatro partes cada rodela. Pique a batata em cubos pequenos e cozinhe (você também pode fritar ou assar).

/// Corte a cebola em fatias finas e refogue até que fiquem “transparentes”.

/// Com cuidado, queime as peles dos pimentões diretamente na boca do fogão. Depois, tire a pele, pique e misture com a cebola e o alho para cozinhar.

/// Bata os ovos em um recipiente e acrescente o chorizo. Misture com o restante dos ingredientes  até que se integrarem. Coloque tudo em uma frigideira bem quente previamente untada com um pouco azeite. Cozinhe em fogo baixo para não ficar cru por dentro.

/// Após 1 minuto, mexa para não ficar grudada. Entre 3 e 5 minutos vire. Repita o mesmo processo do outro lado.

/// Sirva decorada com tempero-verde e cebolinha, picados finos, em um prato decorado com alface na base (opcional).

Rendimento:  4 porções
Tempo de preparo:  40 minutos

 PARTICIPE, NOS ENVIE SUA RECEITA!

/// Quem pode participar? Todos os leitores que tiverem uma receita deliciosa para compartilhar com o DG.  

/// O que é preciso enviar? Mande sua receita, descrita com quantidade e tipos de ingredientes e modo de preparo, além do seu nome completo, endereço e telefone, para que possamos ligar de volta para você.    

/// Para onde e como eu envio? Você pode usar três canais de atendimento para enviar sua receita. São eles: o WhatsApp do DG, pelo telefone (51) 99759-5693, o e-mail atendimento@diariogaucho.com.br e o nosso endereço (para envio de carta): Avenida Erico Veríssimo, 400, bairro Azenha, Porto Alegre/RS. O CEP é 90160-180.

Produção: Kênia Fialho

Veja outras Receitas do Leitor


MAIS SOBRE

Últimas Notícias