Briga de feras
Pela primeira vez cientistas flagram briga entre jacaré e tubarão
Cientistas afirmam que confrontos entre os predadores são mais comuns do que se pensa
Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram documentar o choque violento de predadores de dois mundos muito diferentes: jacarés se alimentando de tubarões. Embora já existissem evidências de que isso acontecesse, o evento nunca foi estudado de forma abrangente, já que as espécies vivem em ambientes distintos.
Nas áreas costeiras onde os ecossistemas marinhos se encontram com estuários, às vezes tubarões e arraias saem de seu habitat e vão para locais onde há mistura de água doce e salgada perto da costa. Mas essa, claramente, não é uma boa ideia.
— Os jacarés são oportunistas. Eles não vão deixar passar um grande pedaço de proteína que está nadando — afirma o ecologista James Nifong, da Universidade Estadual do Kansas, ao New Scientist.
Leia mais
Língua de urso-negro cresce tanto que médicos precisam fazer cirurgia para removê-la
'Up' da vida real: britânico voa com balões
Universidade lança graduação sobre maconha
Isso é possível também porque os jacarés conseguem se adaptar a diversos ambientes e buscar água frescas nesses locais.
— Quando chove muito, eles realmente podem beber água fresca na superfície da água salgada. Isso pode prolongar o tempo que podem permanecer nesse ambiente — diz o especialista.
Os pesquisadores acreditam que que tubarões e raias podem constituir uma parte mais significativa da dieta dos jacarés do que se pensava anteriormente, diversificando o cardápio com crustáceos, lesmas e peixes. A dificuldade em observar esse comportamento se deve ao fato de que essas espécies são difíceis de serem estudadas em habitats costeiros.